Éder costa Rodrigues
Prof. Lucas Plautz
Centro Universitário Leonardo da Vinci -
UNIASSELVI
Gestão da Tecnologia
da Informação (GTI0020) Gestão de Pessoas
22/11/11
RESUMO
Esse estudo tem como principal
objetivo através de pesquisas na internet demonstrar a dificuldade das empresas
diante de um mercado aquecido gerando boas oportunidades de negócios em
recrutar mão de obra qualificada para suprir as necessidades de seu projeto,
fazendo com que as organizações criem estratégias para reter seus talentos,
para que não migrem para outras organizações que ofereçam salários mais altos
pois pequenas organizações não conseguem concorrer neste sentido com grandes as
mesmas, necessitando então de suprir outras necessidades pessoais de seus
funcionários para tentar mante los motivados e desafiados e com perspectiva
de crescimento na organização.
Palavras-chave: Organização, Talentos, funcionários
1 INTRODUÇÃO
A importância da integração da empresa com os funcionários que cada vez mais buscam na Organização realizar seus sonhos faz com que as Organizações cada vez mais tenham um sistema de Gestão de pessoas forte cumprindo com o seu papel que é fazer com que empresas e funcionários alcancem seus objetivos, mantendo o ambiente de trabalho saudável com funcionários motivados, com expectativas de crescimento e desenvolvimento e principalmente com uma remuneração justa e competitiva pra não perder seus talentos.
As Organizações encontram grandes dificuldades de manter seus talentos devido ao mercado competitivo e a falta de mão de obra qualificada para preencher as vagas abertas muitas vezes faz com que empresas através de propostas mais atrativas contratem funcionários chaves dentro de outras organizações.
O grande desafio das organizações é desenvolver estratégias para manter seus talentos motivados e com expectativa de crescimento dentro da organização.
2 ESTRATÉGIAS
QUE DEVEM TER NAS EMPRESAS PARA RETER TALENTO.
Nos tempos
atuais e com a grande competividade as organizações necessitam investir em
estratégias para reter seus talentos já que apenas um bom salario muitas vezes
não é o suficiente, mas sim uma serie de fatores como um bom ambiente de
trabalho, plano de carreiras, benefícios entre outros.
Não existe um
plano definido para motivar um colaborador, pois cada um sabe suas necessidades
o que é interessante para si.
A motivação é um
aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa
a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da
importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a
cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial
de autoestima e auto identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).
Devido o
aquecimento da economia e a abertura de oportunidades no mercado faz com que
companhias busquem em outras organizações funcionários insatisfeitos, que estão
em busca de novos desafios para o seu quadro de funcionários oferecendo além do
desafio uma gama de benefícios que a organização atual não oferece fazendo com
que fique quase que impossível manter tal funcionário.
É importante a
empresa ter um bom projeto e plano de trabalho traçado que aproxime e
proporcione desafios a seus colaboradores com possibilidade de desenvolvimento
de carreira, ter um relacionamento transparente com seus colaboradores,
permitindo ao colaborador ver o futuro, estar a par dos planos de crescimento a
curto e longo prazo da organização para junto almejarem possibilidade de
crescimento a curto e longo prazo.
Para as pequenas
organizações é impossível concorrerem com os salários oferecidos por grandes
corporações, fazendo com que utilizem táticas como criar ambientes corporativos
mais atraentes, benefícios, prêmios, possibilidades de crescimento,
confraternizações e mudanças na cultura organizacional para reter os seus talentos.
Em outro modelo Chiavenato (1999, p. 6) afirma que:
A gestão de pessoas é
uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é
contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos, como a cultura
que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as
características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia
utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis
importantes.
Proporcionar a o funcionário qualidade de vida e demonstrar que preocupação
com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, através de cursos de
aperfeiçoamento e plano de carreira traz benefícios na produção da empresa, e
faz com que o colaborador sinta se parte da empresa e se sinta desafiado e
importante na organização.
3 A IMPORTÂNCIA DE TER
BOAS ESTRATÉGIAS DE GESTÀO DE PESSOAS.
De
acordo com entrevista realizada com Marcelo Almeida Administrador de empresas
especializado em Recursos Humanos e Desenvolvimento sobre o motivo que está
levando as empresas a investirem cada vez mais na qualidade de vida dos seus
funcionários, Almeida levanta três justificativas:
1. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).
2. O papel do departamento de recursos humanos de uma
empresa é atrair, desenvolver e reter talentos, e uma empresa que não tem um
ambiente favorável tem o prejuízo de contratar, desenvolver e no final perder o
seu colaborador para outras empresas que oferecem até as mesmas condições
financeiras, benefícios e desafios, mas que vão além, oferecendo também um
clima onde a saúde e a qualidade de vida dos funcionários estão inseridas na
cultura da empresa.
3. Uma empresa que acumula estresse negativo acaba
reduzindo sua produtividade e perdendo dinheiro. Empresas americanas perdem,
por ano, cerca de U$ 150 bilhões com o estresse no trabalho, o que inclui
absenteísmo, presente ismo (estar na empresa com a cabeça em outro lugar),
desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais. Tudo
isso mina o resultado das organizações.
A saúde e a alimentação dos
funcionários são os benefícios que as empresas costumam priorizar, o que pode
ser feito de duas maneiras: conscientizando os colaboradores de que a saúde é
um patrimônio de valor inestimável e que a alimentação está entre os 40% dos
fatores que mais matam ou invalidam pessoas em todo o mundo, segundo a
Organização Mundial de Saúde, e utilizando ferramentas (palestras, cursos e
técnicas) que dão suporte psicológico e maturidade disciplinar para mudanças de
hábito.
Já para melhorar o
relacionamento pessoal e familiar dos colaboradores, uma das saídas é o
desenvolvimento da empatia, que nada mais é do que a habilidade de se colocar
no lugar das outras pessoas, compreendendo-as e influenciando-as com elegância
e sutileza. Um bom relacionamento se mantém com confiança, diálogo aberto,
sinceridade, integridade e ética.
Conforme as colocações de
Marcelo Almeida, percebe-se que são todos itens importantes para o bom
desempenho do funcionário e com certeza mantendo o funcionário motivado
confiando na empresa dificilmente esse colaborador vai trocar a empresa por
apenas um salario, ao menos que seja uma proposta maravilhosa, com ampla gama
de benefícios e plano de carreiras. Na opinião de Costa e Costa (2004, p.141):
As ações de segurança e
saúde no trabalho devem ser geridas baseadas em ações eficientes e eficazes,
levando-se em consideração (...) disponíveis e os agentes de riscos presentes, com
a finalidade de atender à legislação e de promover a saúde e o bem-estar."
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Partindo
das informações coletadas durante a pesquisa ficou claro o grande esforço e
investimento das organizações para manter seu funcionário satisfeito dentro da
empresa, através de diversas campanhas para motivação e aproximação com o mesmo
que passa a participar constantemente dos projetos da empresa, mantendo-o por
dentro do planejamento de curto e longo prazo da organização permitindo que
veja futuro na organização. Diante deste cenário fica bem claro que o
grande desafio das organizações atualmente será em aperfeiçoar se na Gestão
dos seus talentos, pois não existe uma formula pronta para todas as
organizações, e sim cada uma dentro de suas limitações e peculiaridades
desenvolvam suas próprias estratégias, por que uma empresa de pequeno porte não
conseguirá concorrer em nível de salários e benéficos com grandes empresas,
então terá que desenvolver outros métodos para manter determinados funcionários
por que muitas vezes a rotatividade vai muito além de simplesmente um aumento
de salario.
Excelência em Gestão. Disponível em: <http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg5/anais/T8_0156_0676.pdf>.
Acesso em: 17 nov. 2011.
Planejamento Estratégico. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/planejamento-estrategico-de-gestao-de-pessoas/17531/>
Acesso em 16 Nov. 2011.
Carreira e Sucesso. Disponível em: <http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/investir-na-qualidade-de-vida-do-funcionario-aumenta-a-produtividade-da-empresa> Acesso em 16 Nov. 2011.
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