quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROJETO PRIMAVERA


Dados de Identificação:
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MIIA
Período: 22/09/2011 á 11/10/2011
Tema: A estação das flores
Título do projeto: A natureza eu amo e preservo

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." Goethe, johnn.

ATIVIDADE DESENCADEADORA: Falarei com um grupo sobre a chegada da nova estação e a data comemorativa dia da árvore. Confeccionaremos o móbile da primavera com flores, borboletas e abelhas.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao grupo momentos agradáveis em contato com a natureza despertando o interesse pela preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, formas, texturas.
ü  Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
ü  Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

METODOLOGIA.
Máscaras de bichinhos, alimentos de pássaros;
Plantio de diferentes mudas;
Móbile da primavera
Músicas e Danças;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Técnicas de pintura;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis, árvore colorida;
     Confecção de um Minho queiro e inicio de uma pequena horta;
RECURSOS:
Papéis (cartolina, color set, jornal, copo plásticos, crepom, alpiste).
Palitos de churrasco, corda;
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter, botão, pincel, E.V.A. Músicas e brincadeiras, observação, pesquisa.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Confecção do Minho queiro.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua e Coletivo através da observação e interesse do grupo em desenvolver as atividades propostas.

BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratica para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
Postado por Lindalva Rodrigues; Dinamizadora às 17:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário