CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Rochelle
Gonçalves da Silva
Prof.Janes
Fidélis Tomelin
Prof.Norberto
Siegel
Centro Universitário Leonardo
da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia/Filosofia
Geral da Educação(PED3841)
20/ 01/2008
RESUMO
A escola nova e pedagogia tradicional vêm
sendo discutidas desde o século XIX, e ainda continuam sendo estudados os
conceitos e práticas, é importante o educador conhecer um pouco do seu passado
e concepções para que no futuro possa transmitir o conhecimento da maneira mais
fácil possível, conhecer quem foi os pioneiros desta explosão de idéias que a
educação deveria ser para todos da preocupação em ter igualdade social.
1 INTRODUÇÃO
As
concepções e tendências pedagógicas são vitais para o professor, pois são por
ali que as problemáticas, questões do cotidiano são resolvidas essas teorias
servem para nortear suas decisões embasadas nos estudos de pensadores, cabe ao
educador escolher com cuidado a melhor prática e avaliar com eficiência e
qualidade cada uma delas.
"A
pedagogia tradicional não é fruto das idéias de um filósofo ou pensador
específico, mas de uma prática que se estende ao longo dos séculos”. ( Danton.
p.1 2004)
Na pedagogia tradicional a educação
é vista como um direito de todos, mas dever do estado à escola surge como um antídoto
contra a ignorância. Já na escola nova tem uma reforma da pedagogia tradicional
passa a incluir os marginalizadas pela a ignorância tentando promover a
igualdade social por essas razões o professor deve estar a par dessas
tendências que aqui serão debatidas..
"A
Escola Nova propõe-se tratar cada um segundo as suas aptidões e os seus
interesses. Para resolver este princípio serviu-se dos numerosos testes que a
psicologia tem". Assim diz Pereira no site caleidoscópio on line.
2 A DITADURA DA PEDAGOGIA
TRADICIONAL
Pedagogia
tradicional segue uma linha de raciocínio onde o professor transmite o
conhecimento e o aluno assimila o conhecimento que é transmitido a ele, o
ensinamento corresponde numa aprendizagem onde o professor da à matéria e uma
tarefa para o aluno fazer, e na próxima aula faz uma recapitulação da aula
anterior corrigindo os exercícios, se todos fizerem e não ficar dúvidas se
avança à matéria, se houver algum aluno com dificuldades prolonga-se mais o
estudo em questão, depois de solucionados os problemas, prossegui-se com a
matéria.
Olhando por
este angulo a pedagógica tradicional, se torna uma maneira fácil e produtiva
para o aluno aprender, mas não é desta forma que é feita na prática o aluno que
não consegue aprender acaba sendo vencido pelo o cansaço e humilhação por estar
repetindo o ano vendo seus colegas avançar para outras séries, se encontra cada
vez com colegas mais novos que ele e seu moral descem por se julgar burro
desprovido de inteligência e começa a crer que sua única opção é abandonar a
escola, pois o professor só transmite a matéria e não se preocupa em ajudar os
alunos com dificuldades em solucionar os problemas dado em aula seja ele em
qualquer matéria, por exemplo, matemática, geografia, português e etc...
É uma
proposta de educação voltada ao professor a pedagogia tradicional cuja função
define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A
metodologia tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através
da aula dada, expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa, enfatiza a
repetição de exercícios com exigências de memorização causando certo desconforto
nos alunos e preguiça mental, pois é mais fácil decorar do que aprender por
meio de compreensão da matéria.
Valoriza o
uso de conteúdo de livros o professor fala, o aluno ouve e aprende. Não
propiciando ao educando um papel ativo na construção dessa aprendizagem, de
fora para dentro muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende
fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva.
A figura do professor como detentor do saber é uma função primordial, tornando uma forma cruel de ensinar, as escolas que mentem este modelo tem por principio transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, que o levará no futuro a optar por uma profissão valorizada.
Na grande maioria as escolas que tem essa prática pedagógica se caracterizam pela sobrecarga de informações que são veiculadas aos alunos, a postura da escola se caracteriza como conservadora.
3 IGUALDADE SOCIAL PROPOSTA DE UMA NOVA ESCOLA
A escola
nova surgiu em um momento de crescimento industrial o mundo estava em expansão
urbana sentiu-se necessidade de
preparar o país para acompanhar esse desenvolvimento, para combater a
desigualdade social do ensino publico pensou-se nas idéias político-filosóficas
de igualdade e direitos de toda a educação chamaram este movimento de Escola
Nova, após a divulgação de um documento que defendia a universalização da
escola pública gratuita. Entre os seus signatários, como mostra a enciclopédia
livre Wikipédia destacavam-se:
· Anisio Teixeira - futuro mentor de duas universidades no
país - a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro,
desmembrada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas - e a Universidade
de Brasília, da qual era reitor, quando do Golpe Militar de 1964.
Além dessas realizações, Anísio foi o fundador da Escola Parque, em Salvador
(1950), instituição que posteriormente inspiraria o modelo dos Centros
Integrados de Educação Pública - CIEPs, no Rio de Janeiro, na década de
1980.
· Fernando de Azevedo (1894-1974) - que aplicou a Sociologia da
Educação e reformou o ensino em São Paulo na década
O objetivo da escola nova é proporcionar estímulos adequados para o crescimento do educando visando a
parte afetivo e intelectual do aluno,escola nova é um dos nomes dados a
um movimento de renovação do ensino que foi
forte na Europa, na América e no Brasil, "escola ativa" ou "escola
progressiva" são termos mais apropriados para descrever esse movimento.
4 CONCLUSÃO
Embora
venha sendo criticada há mais de um século, a pedagogia tradicional está
presente em quase todas as salas de aula, a maioria dos colégios e faculdades
ainda privilegiam esta forma de ensino os educadores passam avaliações de forma
tradicional, o que facilitando processo burocrático interno as instituições
educacional ainda vê a sala de aula como o único local de aprendizagem exigindo
o cumprimentos de horários na sala.
Deve-se
salientar que embora a escola nova tenha intenções nobres para com o cidadão
ainda é pouco usada nos colégios e faculdades apesar de todo o um movimento, a
Escola Nova não conseguiu modificar de maneira significativa as redes de ensino
e perdeu força sem chegar a alterar o cotidiano escolar.
Sendo
assim, duas formas de ensino tão peculiares talves um dia sigam juntas este
caminho nobre que é educar nossas crianças para sim fazer um mundo melhor a
onde não a já ignorantes e nem excluídos a classe burguesa soberana aos
desprovidos e sim uma única classe social denominada classe do conhecimento.
5 REFERÊNCIA
Mundo
cultura
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/artigos/Colunista.asp?artigo=721
Acesso em: 14 de jan/2009
Tendências
pedagogicas
http://site2.caleidoscopio.online.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=550&Itemid=48
acesso em: 14 de jan/2009
Escola
nova conheça uma nova escola
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Nova ACESSO EM:13.01.2009
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