sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Plano de aula oficina Letratamento

Planejamento para 8 turma faixa etária diferente Objetivos turma 1 e2 - Incentivar o hábito da leitura e interpretação de texto; - Fortalecer vínculo através das atividades em grupo fazendo com que através das hipóteses criativas façam a resolução de problemas. - Oferecer um espaço lúdico pedagógico para os educandos. Objetivos turma 3 e 4 - Incentivar o hábito diário da leitura o raciocínio e interpretação ; - Oferecer um espaço seguro onde possam expor seus pensamentos através de cartaz e diálogo; -Reflexão e diálogo através do filme. - Confecção do jardim suspenso. -Observar o crescimento dos girassóis. -Despertar afetividade entre todos os seres vivos Objetivo turma 5 e 6 - Desenvolver a criatividade e melhor escrita, através de imagens, recortes de revistas sensibilizando a relatar vivências ou sonhos com o grupo; - Incentivar o hábito diário da leitura, coerência, coesão e raciocínio; Objetivo turma 7 e 8 - Incentivar o hábito diário da leitura o raciocínio e interpretação ; - Oferecer um espaço seguro onde possam expor seus pensamentos através de cartaz e diálogo; -Reflexão e diálogo através do filme. -Reflexão e diálogo através do filme. Atividades/Oficinas -Primeira Aula: 1 T: 1 Sondagem: O grupo escreverá as dificuldades que tem no português. No segundo momento será feito leitura coletiva do texto Sopa de letrinhas após a interpretação oral e escrita; Leitura coletiva do texto O pequeno Princípe de Antoine Saint Exupéry - Segunda Aula: 2 T: 1 Explicação da matéria conceito e aplicação: No primeiro momento faremos o jogo com o dado das pontuações, a cada pontuação que cair no dado terão que elaborar uma frase. No segundo momento assistir o filme O pequeno princípe. Yoga meditação - Primeira Aula: 1 T: 2 Explicação da matéria sobre Vogais no primeiro momento, aula inspirada através da sondagem feita com o grupo. No segundo os educandos preencherão com bolinhas de papel crepom as vogais. No segundo momento farão o cartão coletivo de boas vindas de retorno de férias ao educador Rodrigo. No terceiro momento Hora do conto: O pequeno Princípe de Antoine de Saint Exupéry, diálogo sobre estabelecer laços de amizade. -Segunda Aula: 2 T: 2 Assistiremos o filme o pequeno Príncipe, no segundo momento yoga e meditação. -Primeira Aula: 1 T: 3 No primeiro momento faremos uma sondagem através de um questionário para identificar quais as dificuldades do grupo no português, elaboração de estratégias com os educandos para a revisão escolar. Leitura de livro no segundo momento e os educando relatarão a história oralmente. Após faremos yoga e meditação. - Segunda Aula: 2 T: 3 Assistir o filme a Árvore Generosa após abriremos diálogo sobre a mensagem do filme. No terceiro momento confecção de um cartaz coletivo sobre o filme. - Primeira Aula: 1 T: 4 Assistir filme o filme o pequeno Príncipe após abriremos diálogo sobre a mensagem que o filme passa. No terceiro plantaremos girassóis fazendo uma alusão ao filme os educando ficarão responsáveis de regar e cuidar das flores no jardim suspenso do projeto. Fazer um diário relatando cada dia de crescimento da flor... -Segunda Aula: 2 T: 4 Confecção do jardim suspenso compartilhar os relatos do diário dos girassóis com os educandos das turmas 311 e 313 como foi essa experiência. - Primeira Aula: 1 T: 5 Através das imagens de revistas espalhadas na mesa os educandos terão que escolher a imagem que mais tiver significado afetivo (lembrança, sonhos, experiências). Após relatarão e compartilharão com o grupo através da escrita e leitura. No segundo momento será disponibilizado livros de contos para prática de leitura após relato da história e o que compreenderam. - Segunda Aula: 2 T: 5 No primeiro momento veremos uso de palavras com S, SS. Após faremos um ditado em trio. No segundo momento veremos o uso de pontuações explicação da matéria, após faremos o jogo com dado das pontuações onde eles terão elaborara frases oral com a pontuação que cair. No terceiro momento confecção de um outro dado com as pontuações faltantes; - Meditação e yoga no pátio. - Primeira Aula : 1 T: 6 Através das imagens de revistas espalhadas na mesa os educandos terão que escolher a imagem que mais tiver significado afetivo (lembrança, sonhos, experiências). E realizar um relato escrito dando ênfase na produção textual. - Segunda Aula: 2 T: 6 No primeiro momento faremos meditação após leitura coletiva do texto o pequeno príncipe e diálogo. No terceiro momento assistir o filme O pequeno príncipe. -Primeira Aula: 1 T: 7 e 8 Através das imagens de revistas espalhadas na mesa os educandos terão que escolher a imagem que mais tiver significado afetivo (lembrança, sonhos, experiências). Após relatarão e compartilharão com o grupo através da escrita e leitura. No segundo momento assistirão vídeos sobre relatos de bullying e outro motivacional após faremos uma pintura com o tema: O que me inspira -Segunda Aula: 2 T: 7 e 8 Continuação da pintura ao terminar faremos uma exposição com as demais turmas e os autores da pintura explicarão as suas obras e expressões. Yoga e meditação Conteúdos - leitura e interpretação; - yoga e meditação; - Maiúsculas e minúsculas; - Palavras que C e G; - Pontuações; - Filme. - Leitura e interpretação de texto; - Comunicação verbal Diálogo e escrita; -Filme; -Iniciação ciêntifica através da observação do crescimento dos girassóis. - yoga e meditação. - Palavras escritas com S e SS; - Pontuações; - Leitura, escrita e interpretação; - Meditação e yoga; - Filme. - Diálogo e interpretação; - Vídeos; - Artes PLásticas; - Lúdico;

Nenhum comentário:

Postar um comentário