Pensamento lógico-matemático na educação infantil
Rochelle G. da Silva
Prof. Eleide Mônica da Veiga Jacques
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Pedagogia (PED3841) Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática
RESUMO
É importante que professor de as crianças todos os subterfúgios possíveis para construir todas as relações entre os objetos no seu ambiente escolar na hora das brincadeiras leva-o a agrupar objetos por semelhanças, classificações simples e em série, comparar tamanho, fazendo a construção do seu pensamento lógico-matemático o ajudando a encontrar soluções sem ajuda formando seu próprio conceito tendo início a sua própria autonomia de suas atitudes e resoluções do seu pensar.
Palavras-Chave: Autonomia; Pensamento Lógico-Matemático, Crianças.
1 INTRODUÇÃO
Para se trabalhar matemática na educação infantil é necessário dar-lhes diversos materiais como, por exemplo, jogos de blocos, de montar de vários tamanhos, pequeno, médio, grande com várias formas redondo, quadrado, triangular, cores, etc.
A partir daí eles vão fazendo um exercício que é bastante difícil que é o de pensar tendo autonomia de suas ações e criações. De acorda com o dicionário do Google diz que Autonomia é a:
“Capacidade de fazer as coisas independentemente, por si só”.
E dando ênfase no que diz, é importante dar-lhes está oportunidade, respeitando o que já se sabe para se colocar o conhecimento matemático em ação, deve-se estimular e construir suas bases matemáticas, estabelecer relações necessitando resolver problemas impostos pela sociedade.
A prender números é mais que aprender a contar é a exploração da matemática conjunção de uma grande variedade de idéias, desenvolverem na criança curiosidade de modo ela vir perceber outras formas a realidade. A matemática tem um papel muito bonito que é o desenvolver o pensamento-lógico matemático e da autonomia da criança.
O pensamento lógico matemático e fruto de construções internas da mente de cada um de nós é o pensamento por si só sem copiado ou influenciado por ninguém, fazendo uma relação os números é uma construção da mente humana é a abstração a partindo do objeto físico, mas não sem fazer parte do objeto faz parte do universo das relações. Para a criança se relacionar bem com a matemática é necessário fazer todas as relações entre os objetos dados a ela se é igual, diferente, maior e menor. É o que fala o site Arte Pedagógica na citação abaixo.
"A aritmética não vem de livros, nem de explicações do professor, mas de cada pensamento das crianças, à medida que aritmetizam logicamente a realidade". (Constance Kamii)
Ninguém aprende a fazer contas nos livros se aprende a fazer as formas, a contabilidade se aprende através do raciocínio da lógica que se faz através do pensamento contínuo, a lógica-matemática é útil também nas relações do dia-a-dia no mundo de hoje apenas se estabelece em um emprego ou na carreira profissional quem se destaca através do raciocínio rápido vendo por este ângulo a lógico-matemático é venérea não devendo ser apenas vista como o terror das salas de aula.
Segundo Constance Kamii aritmética requer participação ativa mental e autônoma da criança eliminando a instrução tradicional de aritmética na 1ª série e substituí-las por dois tipos de atividades: situações diárias de sala de aula e jogos em grupos.
"O número a criança constrói com sua estrutura mental; não é algo aprendido do meio ambiente".
Tense que decorar as formas a representação gráfica de cada numeral este é um exercício que as crianças fazem tão bem que nem sente ainda mais quando gostam isso depende de como a matemática é apresentada para as crianças, uma forma divertida de realizar é através de jogos.
2 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
(...) Desenvolvimento lógico-matemático relacionado à afetividade como estímulo para a construção das estruturas cognitivas. O desejo positivo inconsciente tende a impulsionar um determinado repertório de emoções que integram a aprendizagem dando sentida a ação do aprendiz, restabelecendo as sinapses proporcionando satisfação na articulação dos esquemas cognitivos. Ao contrário, pode levar a problemas de aprendizagens, baixa autoestima, entre outros transtornos. Portanto é preciso ter consciência que o ser humano passa por fases de desenvolvimentos em tempos individuais e que a aprendizagem acontece desde o seu nascimento até o fim da vida do ser humano, e este processo de aprender envolve situações afetivas, sociais e biológicas, que devem ser conhecidas pelo ensinante para que possa encontrar subsídios nas teorias pedagógicas ou nos processos práticos para atingir o objetivo que é levar à criança a apropriação do conhecimento com liberdade de pensamento. (Bolognese)
O desenvolvimento cognitivo é um fator muito importante no crescimento intelectual, pois é essas conexões que cooperam para a autonomia do pensamento a forma de realizar as atividades propostas ou impostas pelas as educadoras sem necessidade de ajuda para a resolução. A todo o momento estamos aprendendo, porém na época da infância aprende-se com mais facilidade na juventude a aprendizagem ainda é sem dificuldade e na face adulto que tudo fica difícil devido a jornada longa de trabalho e o stress diário, desenvolvendo na velhice maior dificuldade devido o enfraquecimento neuro-hormonal e algumas vezes herança genética.
3 CONCLUÇÃO
É crescente a dificuldade do conhecimento matemático, estudos relatam que o problema pode estar no estabelecimento de relações positivas quanto ao ensino, na transmissão mecânica em vez de significativa, deixando de privilegiar a investigação e a reflexão, portanto é importante lembrar que para a resolução desta dificuldade o ensino do número deveria encorajar a criança a colocar todos os tipos de coisas em todas as espécies de relações.
Pois agindo intensamente sobre os objetos em atividades como quantificar coleções significativas para ela que a criança poderá ir progressivamente construindo a estrutura do número que é da base para todo o conhecimento lógico-matemático.
Quanto a Autonomia desenvolver, é o que se procura fazer ao trabalhar situações significativas, através de problemas do dia a dia e de jogos.
4 REFERÊNCIA:
Arte Pedagogica: Disponível em: <http://artepedagogica.blogspot.com/2007/11/construo-do-pensamento-lógico-matemática.html>>. Acesso em:05 abril 2009
Googlehttp://www.google.com.br/. Acesso em: 04 abril. 2009
Construção DO Conhecimento Lógico Matemática: Disponível em: <http://www.eduk.com.br/?q=node/76 Acesso em: 06 Abril 2009