terça-feira, 7 de junho de 2011

AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES PARA INCLUIR LIBRAS
Rochelle Gonçalves da Silva
Profas. Kátia Solange Coelho Rafaeli
Maria Dalma Duarte Silveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Pedagogia (PED3841) Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais
24/11/09
RESUMO

A inclusão nos tempos atuais ainda continua com as suas dificuldades mesmo com os esforços dos professores,a lei e meios de comunicação ainda continuam, difíceis a sua colocação na sociedade poucos são os familiares que contribuem com o surdo para se incluir na comunidade, LIBRAS este idioma tão peculiar e independente é uma linguagem natural de nossos antepassados desde a pré-história é falado à linguagem dos sinais.

Palavras-chave: Libras; Surdos; Inclusão

1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, que se fala tanto em inclusão também se deu um espaço para a linguagem dos sinais,LIBRAS (Língua Brasileira Sinais), para pessoas com deficiências auditivas, elaborada para que o surdo possa se comunicar e se fazer entender perante os ouvintes e não ouvintes, LIBRAS se tornou uma língua maternal que tem sua própria estrutura, verbos, alfabeto, números, advérbios, adjetivos, pronomes não deixando a desejar para nem uma, outra língua sendo ela, alemão, espanhol, etc.
Tendo uma forma diferente de comunicação por meio de sinais, gestos que são feitos com as mãos onde cada movimento e ou gesto (sinal), tem um significado acompanhado de expressão facial, quando se aprende a Libras as pessoas tendem a ser muito mais expressivas através do rosto e corpo por que é através dele que demonstramos nossos sentimentos de alegria, raiva, tristeza, medo, fala-se muito através de uma olhar, dependendo de nossa expressão,o surdo poderá interpretar o que estamos sentindo.
Todos esses dados da ao educador um norte para poder fazer a educação inclusiva para seus alunos proporcionando a ele uma compreensão do uso de LIBRAS não fazendo o papel de interprete, mas no campo pedagógico o material aplicado o conhecimento e a comunicação poderá ser bem mais proveitosa dando riqueza nas aulas para, os alunos com deficiência auditiva.


2 O DESAFIO DOS PROFESSORES PARA APRENDER LIBRAS

Não devemos esquecer que aprender LIBRAS é um desafio muito grande para os educadores que se propõem a se reciclar e adaptar-se com está realidade de uma linguagem tão complexa, para os falantes que não tem o costume de gesticular demonstrar sentimentos ou o que pensam através de expressão facial, mas os educadores cheios de vontade para abraçar a inclusão, partindo do principio, a lei é clara toda a criança tem o direito a educação sendo ela deficiente ou não com este respaldo a motivar pais e mestres nos desafiamos para esta nova língua que se depara diante das escolas.

A dificuldade dos professores em falar (oralizar) e gesticular (LIBRAS) o idioma dos surdos há uma grande dificuldade, nas escolas o desfio inclusivo é fazer a unificação do bilingüismo se o surdo mantiver maior contato com falantes ele terá mais facilidade de entender a nossa forma de falar, as crianças normais terão a oportunidade de se relacionar com crianças surdas recado de respeito não utilizando palavras pejorativas ou fazendo brincadeiras que possam ferir a integridade de seus colegas com deficiências auditivas.

Por este motivo a importância de se introduzir o alfabeto LIBRAS, e seus numerais alguns sinais, parâmetros para as crianças falantes poderem se comunicar, interagir e introduzir no mundo silencioso dos surdos, cada vez mais cedo se aprende Libras desde a educação infantil em algumas escolas nada muito complexo, mas algo com conteúdo para ela aceitar as diferenças que se depararam em suas vidas contribuindo em sua formação cidadã.
O surdo tem dificuldade de inclusão não apenas nas escolas, mas na própria família a resistência o preconceito é muito grande quanto ao uso de Libras em alguns casos o surdo tem uma linguagem própria para se comunicar com seus familiares o motivo ás vezes é da falta de conhecimento ignorância de seu seio materno em não procurar ajuda por vergonha e pudor.
Em outros casos os familiares acham que quem deve se incluir na linguagem para total comunicação é o surdo ele deve aprender a nossa língua (oral) por se sentirem superior, pois nasceram em uma sociedade de falantes então em sua concepção a LIBRAS não é uma língua necessária para aprender, julgam o surdo por não escutar fazendo-o pensar que quem deve se adequar na comunicação é eles e não todos nós e assim fazem em muitos casos o deficiente auditivo de incapaz ou não merecedor de compreensão sendo isto uma grande mentira.
Para aprender libras é preciso muita disposição dos professores e vontade de aprender, em primeiro lugar é necessário saber da cultura e vida do surdo, ou seja, viver como um surdo entender suas dificuldade se por no lugar do outro,desligando-se da ignorância ou do repudio das deficiências, seja ela surdez, sequeira ou doenças mentais para ajudar esquecer do preconceito é a melhor maneira de aprender libras.
De acordo com o que segue no caderno Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS:
 “A cultura surda se faz da mesma forma que a cultura dos ouvintes(...)O surdo, através da sua cultura, se expressa através da sua linguagem, arte, dos movimentos”. (Rafaeli apud Silveira, p.36)
O dever de se conscientizar de cada vez mais cedo conhecermos a cultura surda na maneira de se comunicar estar em contato com esta linguagem menos dificuldade encontraremos para a inclusão dos surdos.

3 LIBRAS EM NOSSA VIDA
Quando ouvimos falar a palavra LIBRAS a ligamos a outra palavra surdo, pois acreditamos que é uma linguagem específica para os deficientes auditivo, mas ainda não paramos para pensar que a linguagem de sinais é universal ultrapassa as barreiras do sentido, pois nos comunicamos através de sinais desde o nascimento até a nossa morte, quando criança apontamos com as mãos aquilo que queremos à medida que vamos crescendo aprendemos outros símbolos utilizando as mãos como por exemplo sim, não, mais ou menos, adeus até mesmo promiscuidade.
 Fazendo uma breve meditação sobre estes símbolos podemos crer que o ser humano já nasceu com aptidão para falar Libras apenas com o decorrer do tempo vamos escutando pessoas de nosso convívio a oralizar e neste contexto está aptidão nata vai gradativamente diminuindo e passa a ser desenvolvida com os surdos por não ouvir e necessitando comunicar-se a linguagem de sinais entra como a língua materna de surdo ou melhor dizendo a língua materna do ser humano, se formos fazer um passeio pela história os homens pré-históricos apesar de ouvir eles não sabiam falar e uns dos meios de comunicação além da pintura rupestre também foi os sinais. De acordo com o site Os ensinos da História.
“A comunicação era feita através de gestos e de pinturas nas paredes das cavernas, as chamadas pinturas rupestres, nessas pinturas eles nos transmitiam muitas informações”.

4 CONCLUÇÃO
Partindo deste contexto a frase inclusão para todos ainda não é para todos e sim apenas para aqueles que têm consciência de seu papel quanto cidadão, incluir é preciso e necessário para o crescimento do País de sua economia mudança que segue lento rumo ao crescimento.
Os deficientes auditivos precisam ser aceitos não porque a lei manda incluí-los, mas por ser totalmente normal ter e conviver com pessoas diferentes na família ou me nosso convívio seja ele no trabalho ou escolas, pois a mensagem de incluir surdos está errada quem deve ser incluir são os ouvintes nesta dinâmica tão peculiar.

5 REFERÊNCIA
http://hid0141.blogspot.com/2009/09/pre-historia.html














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