quarta-feira, 1 de junho de 2011

MEUS PROJETOS

Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII
Período: 27/09 á 01/10
Tema do Projeto: Semana do Trânsito

PROJETO TRÂNSITO SEGURO

Justificativa: Por ser um tema atual e estarmos na semana do trânsito é coerente elaborar um projeto que fale da importância das Leis de trânsito e algumas formas de segurança que deverá se tornar hábito no futuro.

Objetivo Geral: Ampliar o conhecimento sobre o assunto

Objetivo Especifico:

- Diferenciar as cores do semáforo;
- Conhecer e identificar a faixa de segurança;
- Conhecer a importância do uso da cadeirinha e cinto de segurança.

Metodologia

- Colorir o semáforo;
- Brincar de carro no trânsito;
- Fazer um faixa de segurança;

Recursos:

- Tesoura, folhas, palito de picolé, tinta, cola, durex, lantejoula.

Culminância:

Brincadeiras dirigidas de carro.

 
Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII
Período: 2 semanas
Tema do Projeto: Dia da Criança

Semana da Criança

Justificativa: Este pequeno projeto de duas semanas foi elaborado para homenagear o ser criança em todos os aspectos sejam eles lúdicos, social, criativo e fraternal. Considerando que dentro do contexto de nossa sociedade a infância está em extinção nada melhor do que promover atividades onde à criança possa se expressar espontaneamente e viajar no mundo do lúdico com brincadeiras, histórias, desenhos, contos, trabalhinhos manuais entre outros, que fazem parte deste mundo tão peculiar.

Objetivo Geral: Promover momentos agradáveis para a criança se libertar das amarras de um mundo que esta em constante transformação.

Objetivo Específico:

- Diferenciar a fantasia da realidade;
- Ampliar o conhecimento geral;
- Desenvolver a motricidade fina e motora;
- Ampliar o raciocínio lógico e vocabulário.

Metodologia:

- Brincadeiras dirigidas (pula-pula, pega-pega, o limão entrou na roda);
- Pintura no rosto (tatuagem);
- Baile anos 60;
- Brincadeiras com sucatas;
- Músicas diversas, brincadeiras infantis, cinema, adivinhações e tudo mais que as crianças possam se interessar.

Recursos:

- Sucata, tinta, cd´s, DVDs.

Culminância: Festa a fantasia anos sessenta.

Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII A
Período: 09/05 á 03/06
Tema do Projeto: Corpo e Higiene
Título: Conhecendo o meu corpinho e criando hábitos de higiene

 Justificativa: Conhecer o nosso corpo vem de encontro com o nosso autoconhecimento, tocar, nomear,
mexer, contribuir para nossa evolução. Aproveitando a descoberta do corpo criando uma ligação com os hábitos de higiene que demonstram suma importância em nosso cotidiano. Estes gestos simples como de lavar a mão antes e após as refeições, deixar a crianças a par dos cuidados que deve ter consigo mesma neutraliza inúmeras doenças que apresentam em nosso mundo que última mente anda tão poluído.  

ü  Objetivo geral: Conhecer as partes do corpo e criar hábitos de higiene.

Objetivos Específicos:

ü  Nomear as partes do corpo;
ü  Ampliar o vocabulário;
ü  Identificar materiais de higienização pessoal.
ü  Vivenciar os hábitos de higiene
ü  Entender a importância dos hábitos de higiene em nossa vida.
ü  Proporcionar o autoconhecimento através do lúdico.

Conteúdo:
ü  Datas comemorativas; “10/05- dia da cozinheira/ 13/05 – Abolição da escravatura”
ü  Conhecimento do corpo;
ü  Hábitos de higiene.

Metodologia:
ü  Hora do conto;
ü  Datas comemorativas;
ü  Atividades livres “brincadeiras de faz de conta com sucata, encarte de materiais de higiene. “Atividades dirigidas” Caixa surpresa” trabalhinhos de pintura e colagem.
ü  Músicas/Danças.

Desenvolvimento:
09/05- Dialogo sobre o projeto e desenho individual do corpo humano;
10/05- Confecção do cartão para tia Sandra;
11/05- Desenho coletivo do corpo humano;
12/05- Procuraremos em revistas figuras de materiais de higiene;
13/05- Trabalhinho sobre abolição da escravatura.

Recursos:
ü  Sucatas em geral/ folhas/cd´s/ jogos/revistas/lápis de cor/cola.

Avaliação: Será realizada através da observação e participação do grupo.

Culminância:

ü  Quebra cabeça do corpo humano.




Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII
Período: 2 semanas
Tema do Projeto: Dia das Bruxas

Projetos Halloween

Justificativa: Por fazer parte do mundo imaginário infantil Bruxas e Fadas (O bem e o mal) muitas vezes nos traz momentos de medo e também felicidade o mistério que ronda todas essas forças que não compreendemos proporcionando curiosidade. Entretanto nada mais justo trabalhar este tema desmistificando alguns símbolos, e encorajando a criança a entrar neste mundo colorido de magia.

Objetivo Geral: Proporcionar momentos agradáveis com o imaginário.

Objetivo Especifico:

- Ampliar o vocabulário;
- Identificar os símbolos do Halloween;
- Diferenciar a fantasia da realidade;
- Conhecer um pouco do mundo místico das Bruxas;
- Desenvolver a motricidade e coordenação motora;
- Pesquisa sobre o tema.

Metodologia:

- Diálogo sobre o tema;
- Confeccionar a vassoura da Bruxa;
- Pintura da Bruxa e da Abóbora;
- Confecção do caldeirão;
- Colaremos lã no cabelo da Bruxa.

Recursos:

- Lã; folhas; cola; palito de picolé; livros etc.

Culminância:

- Festa Halloween




DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NOME: Rochelle G. da S. Rodrigues
Turma: MII                 
Periodo: 1 mês
Projeto: conhecendo os bichos

Justificativa: Observando a turma em suas atitudes, falas e necessidades percebemos que adoram música de animais bem como demonstram interesse pelos mesmos. Imitam, brincam, falam sobre os bichinhos como: cachorro, gato, peixes, entre outros.
A finalidade deste projeto é que as crianças conheçam e percebam as diferenças entre os bichinhos como: pele, pêlos, cores, tamanho, entre outros aspectos que iremos desenvolver no decorrer do projeto.

Objetivo geral: Identificar animais doméstico e selvagem

Objetivo Específico:
-  Estimular a fala;
- Diferenciar cores, pena, pêlos;
- Identificar os animais quanto a sua raça e família;
- Numerar e quantificar;
- Desenvolver motricidade fina através de desenhos;
- Desenvolver a motricidade ampla através de jogos;

Metodologia:
- Imitar sons e movimentos dos animais;
- Cartaz;
- Trabalhar contagem e quantidade de um a cinco;
-  Rasgar amassar;
- Trabalhar noção de espaço dentro e fora
 - Brincadeiras livres e dirigidas;
- Colagens dirigidas desenhos livres;
- Diálogo na rodinha, hora do conto o sanduiche da Maricota.

Recursos: Folhas, lápis de cor, cd, cola, livro,papel, revistas.

Culminância: O sanduiche da Maricota.







Nenhum comentário:

Postar um comentário