Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII
Período: 27/09 á 01/10
Tema do Projeto: Semana do Trânsito
PROJETO TRÂNSITO SEGURO
Justificativa: Por ser um tema atual e estarmos na semana do trânsito é coerente elaborar um projeto que fale da importância das Leis de trânsito e algumas formas de segurança que deverá se tornar hábito no futuro.
Objetivo Geral: Ampliar o conhecimento sobre o assunto
Objetivo Especifico:
- Diferenciar as cores do semáforo;
- Conhecer e identificar a faixa de segurança;
- Conhecer a importância do uso da cadeirinha e cinto de segurança.
Metodologia
- Colorir o semáforo;
- Brincar de carro no trânsito;
- Fazer um faixa de segurança;
Recursos:
- Tesoura, folhas, palito de picolé, tinta, cola, durex, lantejoula.
Culminância:
Brincadeiras dirigidas de carro.
Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII
Período: 2 semanas
Tema do Projeto: Dia da Criança
Semana da Criança
Justificativa: Este pequeno projeto de duas semanas foi elaborado para homenagear o ser criança em todos os aspectos sejam eles lúdicos, social, criativo e fraternal. Considerando que dentro do contexto de nossa sociedade a infância está em extinção nada melhor do que promover atividades onde à criança possa se expressar espontaneamente e viajar no mundo do lúdico com brincadeiras, histórias, desenhos, contos, trabalhinhos manuais entre outros, que fazem parte deste mundo tão peculiar.
Objetivo Geral: Promover momentos agradáveis para a criança se libertar das amarras de um mundo que esta em constante transformação.
Objetivo Específico:
- Diferenciar a fantasia da realidade;
- Ampliar o conhecimento geral;
- Desenvolver a motricidade fina e motora;
- Ampliar o raciocínio lógico e vocabulário.
Metodologia:
- Brincadeiras dirigidas (pula-pula, pega-pega, o limão entrou na roda);
- Pintura no rosto (tatuagem);
- Baile anos 60;
- Brincadeiras com sucatas;
- Músicas diversas, brincadeiras infantis, cinema, adivinhações e tudo mais que as crianças possam se interessar.
Recursos:
- Sucata, tinta, cd´s, DVDs.
Culminância: Festa a fantasia anos sessenta.
Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII A
Período: 09/05 á 03/06
Tema do Projeto: Corpo e Higiene
Título: Conhecendo o meu corpinho e criando hábitos de higiene
Justificativa: Conhecer o nosso corpo vem de encontro com o nosso autoconhecimento, tocar, nomear,
mexer, contribuir para nossa evolução. Aproveitando a descoberta do corpo criando uma ligação com os hábitos de higiene que demonstram suma importância em nosso cotidiano. Estes gestos simples como de lavar a mão antes e após as refeições, deixar a crianças a par dos cuidados que deve ter consigo mesma neutraliza inúmeras doenças que apresentam em nosso mundo que última mente anda tão poluído.
ü Objetivo geral: Conhecer as partes do corpo e criar hábitos de higiene.
Objetivos Específicos:
ü Nomear as partes do corpo;
ü Ampliar o vocabulário;
ü Identificar materiais de higienização pessoal.
ü Vivenciar os hábitos de higiene
ü Entender a importância dos hábitos de higiene em nossa vida.
ü Proporcionar o autoconhecimento através do lúdico.
Conteúdo:
ü Datas comemorativas; “10/05- dia da cozinheira/ 13/05 – Abolição da escravatura”
ü Conhecimento do corpo;
ü Hábitos de higiene.
Metodologia:
ü Hora do conto;
ü Datas comemorativas;
ü Atividades livres “brincadeiras de faz de conta com sucata, encarte de materiais de higiene. “Atividades dirigidas” Caixa surpresa” trabalhinhos de pintura e colagem.
ü Músicas/Danças.
Desenvolvimento:
09/05- Dialogo sobre o projeto e desenho individual do corpo humano;
10/05- Confecção do cartão para tia Sandra;
11/05- Desenho coletivo do corpo humano;
12/05- Procuraremos em revistas figuras de materiais de higiene;
13/05- Trabalhinho sobre abolição da escravatura.
Recursos:
ü Sucatas em geral/ folhas/cd´s/ jogos/revistas/lápis de cor/cola.
Avaliação: Será realizada através da observação e participação do grupo.
Culminância:
ü Quebra cabeça do corpo humano.
Dados de Identificação
Professora: Rochelle Gonçalves
Turma: MII
Período: 2 semanas
Tema do Projeto: Dia das Bruxas
Projetos Halloween
Justificativa: Por fazer parte do mundo imaginário infantil Bruxas e Fadas (O bem e o mal) muitas vezes nos traz momentos de medo e também felicidade o mistério que ronda todas essas forças que não compreendemos proporcionando curiosidade. Entretanto nada mais justo trabalhar este tema desmistificando alguns símbolos, e encorajando a criança a entrar neste mundo colorido de magia.
Objetivo Geral: Proporcionar momentos agradáveis com o imaginário.
Objetivo Especifico:
- Ampliar o vocabulário;
- Identificar os símbolos do Halloween;
- Diferenciar a fantasia da realidade;
- Conhecer um pouco do mundo místico das Bruxas;
- Desenvolver a motricidade e coordenação motora;
- Pesquisa sobre o tema.
Metodologia:
- Diálogo sobre o tema;
- Confeccionar a vassoura da Bruxa;
- Pintura da Bruxa e da Abóbora;
- Confecção do caldeirão;
- Colaremos lã no cabelo da Bruxa.
Recursos:
- Lã; folhas; cola; palito de picolé; livros etc.
Culminância:
- Festa Halloween
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NOME: Rochelle G. da S. Rodrigues
Turma: MII
Periodo: 1 mês
Projeto: conhecendo os bichos
Justificativa: Observando a turma em suas atitudes, falas e necessidades percebemos que adoram música de animais bem como demonstram interesse pelos mesmos. Imitam, brincam, falam sobre os bichinhos como: cachorro, gato, peixes, entre outros.
A finalidade deste projeto é que as crianças conheçam e percebam as diferenças entre os bichinhos como: pele, pêlos, cores, tamanho, entre outros aspectos que iremos desenvolver no decorrer do projeto.
Objetivo geral: Identificar animais doméstico e selvagem
Objetivo Específico:
- Estimular a fala;
- Diferenciar cores, pena, pêlos;
- Identificar os animais quanto a sua raça e família;
- Numerar e quantificar;
- Desenvolver motricidade fina através de desenhos;
- Desenvolver a motricidade ampla através de jogos;
Metodologia:
- Imitar sons e movimentos dos animais;
- Cartaz;
- Trabalhar contagem e quantidade de um a cinco;
- Rasgar amassar;
- Trabalhar noção de espaço dentro e fora
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Colagens dirigidas desenhos livres;
- Diálogo na rodinha, hora do conto o sanduiche da Maricota.
Recursos: Folhas, lápis de cor, cd, cola, livro,papel, revistas.
Culminância: O sanduiche da Maricota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário