INFÂNCIA X EDUCAÇÃO
Rochelle Gonçalves da Silva
Prof. Celi Terezinha Wolff
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 3841) – Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
07/ 07/09
RESUMO
Este paper fala sobre a importância da Educação Infantil e como a Infância era vista desde as épocas mais remotas do respeito que temos que ter pela a vida, das mudanças de comportamento da sociedade do papel da educação de orientar e abrigar este pequeno ser frágil e inocente o qual precisa tanto de nós.
Palavras-chave: Metas; Políticas; Mercados.
1 INTRODUÇÃO
Na pré-história não existia nem um modelo de educação infantil onde pudesse rumar aprendizagem das crianças, no ponto de vista formal como currículos fixos ou pré-estabelecidos era inexistente a única forma era a educação difusa ou pelo o modelo da imitação. Ou seja, As crianças participavam do cotidiano de seu grupo das atividades ali vivenciadas e assim aprende os ofícios daquele grupo, as artes, ritos e cultos perpetuando o elo entre os outros indivíduos.
Nessas comunidades as crianças aprendem imitando os adultos em suas atividades diárias e nas cerimônias de rituais não havendo escolas e nem professores para passar conhecimento este era passado de pai para filho experiências único de dia após dia.
Os adultos ao contrário de nossos tempos de hoje demonstravam muita paciência com as crianças respeitam a sua individualidade e ritmo próprio de aprendizagem levando a criança a ter uma percepção de mundo mais aguçada aumentando as suas habilidades e o autoconhecimento de si e de seus ancestrais.
Como se percebe até na pré-história já se respeitava o ser criança os homens da época ditos com irracionais que somente agiam por instinto como animais selvagem sendo a sua primeira necessidade a de sobrevivência contrário a isso demonstram que a sua cria (filhos) seus valores e práticas também eram uma preocupação de primeira instância.
Seguindo este parâmetro a educação infantil foi propagada, redefinida e aprimorada ao longo dos séculos até os dias de hoje com uma única diferença o homem irracional se desenvolveu tornando-se um ser racional, mas seu pensamento intelectual em relação ás crianças a infância e educação infantil foram para alguns desvalorizados, tendo uma visão otimista de não todos somente parte dele acabou perdendo valores adquiridos por vários séculos de desenvolvimento tornando-se um ser racional com atitudes perversas com o seu próprio semelhante e principalmente com a criança a mercê da sorte e da nossa boa vontade.
2 A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Considera-se como educação infantil período escolar em que se atende criança (0 a 6) anos de idade neste período as crianças são estimuladas pedagogicamente através de atividades lúdicas e jogos desenvolvendo suas capacidades motoras, afetivas, intelectuais, possibilitando interagir se relacionar com outras crianças criando um ambiente próprio para o desenvolvimento de suas necessidades o preparando para idade escolar básica pelo o processo de letramento.
A educação Infantil no Brasil foi a que mais cresceu nesses últimos anos apesar de todos os avanços o percentual de atendimento é pequeno, pois o Brasil está em desvantagem em relação aos outros países, por exemplo: O Caribe é o melhor dos países em desenvolvimento, está vantagem é um fato histórico se olharmos para trás havia creches na Europa desde o séc. XVIII e Jardins de Infância desde o Séc. XIX, no Brasil surgiram no Séc. XX esse contexto está se modificando de acordo com o portal do MEC.
“A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania”.
Por tanto as instituições de educação se empenham para construir uma escola dinâmica nos aspectos acima descritos uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se abriga crianças com o intuito apenas de brinca deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso nesse cotidiano de descobertas e de crescimento fatos estes que no Sec. XVIII não eram lembrados que pouco importava com a grande descoberta da infância de Jean Jacques Rousseau as crianças deixaram de serem vistas como um adulto em miniatura e passaram a ser vistas como seres individuais com suas próprias idéias e necessidades.
Com essas grandes contribuições é difícil imaginar que a infância não possa ser respeitada com idéias e leis tão bem escritas e claras a segurando e amparando a criança de todo o tipo de exploração.
3 A INFÂNCIA EM NOSSAS VIDAS
A infância é uma palavra tão pequena e tão complexa de se definir e compreender apenas sabe que uma face da vida inocente onde a fantasia, a magia é intensa a capacidade de aceitar ou de perdoar é tão simples e normal, está essência deveria permanecer durante toda a existência do ser humano.
Sabe-se que tem várias concepções de infância na literatura este ser frágil e afetivo nem sempre foi reconhecido como merecedor de atenção, nos tempos de hoje, nos meios de comunicação há tantas divulgações que tratam do bem estar do menor que nos ensina como lidar com a criança e como é percebido o mundo com a ótica delas, a informação é explícita quase não conseguimos entender o porquê acontece maus tratos com o infante, algumas vezes a imprensam que dá é que todo o progresso que tivemos para alguns foi esquecido por muitos os maus tratos com a criança causam traumas para a vida toda, o crime de roubar a infância de uma criança com abusos físico ou mental e ou afetivo são irreparáveis o ser humano que provoca tal brutalidade fazendo uma comparação com os tempos primórdios da pré-história como cita na introdução o homem dito como irracional tratava melhor está questão da infância do que nos tempos atuais assim sendo cabe a nós olhar para trás e repensar quem é o ser animal irracional o Homo Sapiens Sapiens ou o Homem tecnológico que não respeita seu semelhante de acordo com essa comparação apesar de tantos avanços à mentalidade do povo não muda e por essa razão ainda leremos nas literaturas fatos semelhantes da história antiga. De acordo com a Wikipédia a enciclopédia livre:
“Muitas crianças principalmente em países subdesenvolvidos experimentam diversos problemas como alimentação reduzida ou desequilibrada desnutrição, trabalho infantil, ausência de habitação”.
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CONCLUSÃO
Bem sabemos que Educação Infantil e Infância caminham juntas ao longo dos tempos só tiveram a progredir. A Educação Infantil tornou-se vital para auxiliar no desenvolvimento infantil e no crescimento da sociedade tornou-se um caminho que aborda diversos conteúdos contribuindo para os educadores possibilidade de despertar nas crianças sensibilidade e sabedoria, quanto a Infância é um momento de descobertas e de aprendizagem em que construímos e definimos a personalidade da criança por tanto não se pode fechar os olhos e simplesmente ignorar cuidar do bem estar infantil é um dever dos pais, mestres do governo e do estado.
A cada vez que nos depararmos com uma criança penando nas ruas e ignorá-las estaremos ignorando a nós mesmos nossa sociedade está doente e para curá-la somente a educação.
5 REFERÊNCIA:
PORTAL DO MEC .disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=35>.Acesso em:02 julho. 2009.
GOOGLE.Wikipédiainciclopídialivre.Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a>. Acesso em:29 junho 2009.
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