terça-feira, 7 de junho de 2011

EFEITOS POSITIVOS DA MÚSICA NA VIDA DAS CRIANÇAS
Rochelle Gonçalves da Silva
Gisele Brandelero Camargo Pires
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Pedagogia/Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
RESUMO
A importância do ato de cantar na educação de crianças é um ferramental fundamental na aprendizagem as aulas de música melhoram a motricidade, a afetividade, desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade, as canções sempre nos motivam tornando a aula prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno, favorecendo assim, o desenvolvimento da criança. Inúmeras são as maneiras de utilizar pedagogicamente falando a música nas escolas, tornando o aprendizado bem mais espontâneo e sadio, garantindo à criança um desenvolvimento pleno: social, físico e mental.
1 INTRODUÇÃO
Vale ressaltar da importância do ato de cantar no desenvolvimento da criança é de uma grande importância em sua vida, desde seu nascimento a música está presente, os estímulos que a criança recebe no ventre da mãe são positivos para o desenvolvimento do bebê é possível acalmá-la num momento de tensão ou de grande sofrimento.
A música na educação infantil faz com que a criança consiga expressar seus sentimentos com facilidade além de ter um bom aproveitamento cultural e cognitivo.
Silva (2006; p. 50) aponta no caderno de estudo Lúdico e Musicalização na Educação Infantil:
“Ao comparar o cérebro de um músico e não musico, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor”.
É inegável dizer que a música é um excelente objeto de ensino e aprendizagem por isso que em muitas escoinhas se fazem presente no currículo escolar as aulas de música, o professor de música e o regente de turma devem realizar atividades que contemplem a linguagem musical, a todo o momento seja na rodinha, aula de música, teatro ou brincadeiras livres na sala.
2 COMO A CRIANÇAS SE COMPORTA COM A MÚSICA
É de total certeza que a música influência no estado de espírito, por exemplo, se estamos triste sempre encontraremos uma música que nos identifica no momento, quantas pessoas você já ouviu dizer: Está é minha música.
            E se entramos em uma loja que tem música agitada em um certo momento nos sentiremos desconfortável naquele ambiente o mesmo acontece quando estamos em um local com música muito calma nos tranqüiliza, se for demais não nos sentiremos bem o melhor seria mediar os sons, músicas, ruídos é como se fosse uma receita de bolo tudo deve estar na medida certa o mais coreto possível para dar certo.
É imprescindível manter nas escolinhas a rotina de cantar, usar a música como uma ferramenta de trabalho, pois ela faz parte das atividades as quais as crianças vivenciam o ato de cantar na hora de guarda os brinquedos, fazer fila, escovar os dentes os educadores na grande maioria utiliza-se deste recurso para facilitar o trabalho com as crianças e a manter o lúdico, o prazer em realizar tal atividade ou apenas ensinar a criar hábitos do dia-a-dia.
No momento que a criança canta ela memoriza e capita as informações, a mensagem ou acontecimento que a música em questão relata, pois é neste ato de brincar com as canções que se aprendem regras do cotidiano sensibilizando gerações, em nosso tempo de criança as canções nos acompanharam na adolescência até chegar à fase adulta e ainda assim ela continuar a fazer nossa trilha sonora.






                                             Figura – Crianças, Cantando, música, classe.
FONTE: Fotosearch (banco de Imagens).

Cantar para as crianças torna-se um momento único de prazer e concentração neste momento ela estimula seu cérebro. Segundo Pires (2008; p.57) afirma que:
É muito importante para a criança ter acesso à diversidade de estilos musicais (samba, forró, rock, chote, etc.), desde MPB (Música Popular Brasileira) as músicas clássicas eruditas, como Bach, Mozart, Vivald, Haendel Beethoven, (...). Todo o tipo de música faz-se imprescindível para as crianças (...) o incentivo da expressão (...) capacidade de observação.
4 CONCLUSÃO
Partindo deste principio a música só tem a somar nossas práticas pedagógicas, pois dentro deste contexto que possibilitaremos as crianças a varias vivências e estímulos seja ele na manipulação de instrumentos com sons diversos ou o uso da voz nosso instrumento musical natural que nos comovem em certos momentos quando ouvimos uma música bem cantada.
Promovendo nas atividades lúdica uma maneira de restabelecer o bem estar psicológico e desenvolvimento social da criança, ensinando a respeitar regras de imposta pela a nossa sociedade e a vencer dificuldade que a criança possa se deparar na sua vida.

5 REFERÊNCIA
BANCO                  DE                              IMAGENS                          Disponível em:

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil / Pires, Gisele Brandelero Camargo – Centro Universitário Leonardo da Vinci. – Indaial: Ed. GRUPO UNIASSELVI, 2008

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