domingo, 22 de maio de 2011

DESENVOLVIMENTO INFANTIL


DESENVOLVIMENTO INFANTIL “Berçário I” (0 há 1ano)

BERÇÁRIO I (0 há 1ano)

Quando nasce o bebê, as Estrutura nervosas já devem de estar formada sob ponto de vista anatômico. Isto é quando criança não tem nem uma deficiência física.
É necessária a evolução funcional acontece na mielinização (maturação) que possibilita o aperfeiçoamento do sistema nervoso central, as conexões que são feitas no cérebro para a criança andar, falar e ler ao mesmo tempo realiza o desenvolvimento psicomotor, seguindo os princípios cefalo-caudal e próximo-distal nada mais são que preensão palmar (reflexos) de movimentos separados exemplo: mexer as pernas.

·        Direção Cefalo-caudal: Refere-se ao crescimento das pernas do corpo, a partir da cabeça, dirigindo-se para as pernas, que é característico do ser humano durante o seu desenvolvimento.
·        Direção próximo-distal: Refere-se ao progressivo crescimento das partes do corpo, a partir da parte central para as partes periféricas ou terminais, que é uma direção características do ser humano em desenvolvimento. Assim, os ombros se desenvolvem antes, depois os braços, mãos e dedos.

Quando adquirido o controle á criança será capaz de caminhar, com o tempo o bebê fará outros avanços como memorizar, imaginar, raciocinar ele também utilizará instrumento simbólico de seu próprio convive-o com a família ou escola.
Durante um ano de idade, o bebê é totalmente dependente e recebe tudo que precisa de outras pessoas, se comunicam através de emoções e reações.

·        Aprendendo assim a maneira de memorizar e raciocinar contribuindo com a sua personalidade.

AS PRIMEIRAS CONQUISTAS:

ü Sentar sem apoio;
ü Engatinhar;
ü Andar.

OS PRIMEIROS OBSTÁCULOS:

ü Juntar as duas mãos;
ü Fazer contato com um mundo exterior;
ü Equilibrar a cabeça.

O bebê recém nascido segura objetos por reflexo, mesmo que o segure ainda não aprendeu a soltar temos que tirá-lo de sua mão ficará preso durante muito tempo, com mais ou menos seis meses aprenderá a soltar, se colocarmos o infante com seis dias de idade ereto no chão com um adulto equilibrando ele andará este movimento será por meio também de reflexo. Depois de Caminhar a criança começa a explorar os espaços, por exemplo: correr em um determinado local.

CURIOSIDADES:

·        Engatinhar acelera o desenvolvimento intelectual do bebê obrigando- o a raciocinar;
·        Com duas semanas depois de engatinhar um dispositivo interno de segurança é ativado no cérebro do nenê para a criança ter medo de cair.
·        Sem olhar para baixo o nenê controla o medo de cair para subir em uma escada.
·        O bebê precisa de três pontos de apoio dois pés e um braço ou um pé e dois braços.
·        Após caminhar com um ano e alguns meses a criança passa a explorar o equilíbrio.
·        Boca, língua e lábios são as primeiras coisas que se desenvolvem.
·        A face oral acontece durante o primeiro ano de vida o prazer da criança está ligado na ingestão de alimento, aos atos de sugar e morder a excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal, ele usa a boca para descobrir o mundo objetos, formas, textura.
·        A face anal estende-se de um a três anos o prazer da criança está ligado na mucosa anal na expulsão e contenção das fezes.  Segundo Freud é uma etapa voltada ao controle e á dominação. Nessa face à criança tem maior clareza do que é interior e exterior.
·        A face Fálica período de três a seis anos atenção da criança volta para as genitais, principalmente para a questão ter ou não ter pênis. Os órgãos genitais tornam se a zona erógena dominante freqüente começa a masturbação. Manifestando a curiosidade infantil.
·        Período sensório motor, o bebê ao nascer se movimenta através de reflexos simples sendo essencial para o seu desenvolvimento das estruturas cognitivas. Outra característica deste período é o progresso da criança de um movimento não intencional para um intencional “COORDENANDO O MOVIMENTO PARA UM FIM” iniciando uma atividade explorada fazendo o uso da inteligência prática.

PROPOSTA DE ATIVIDADES (0 a 3 meses)

ü Passar a mão no corpo do bebê nomeando suas partes;
ü Falar com o bebê mostrando desenhos coloridos que se movem;
ü Oferecer diferentes objetos para o bebê respeitando sua faixa etária;
ü De três a seis meses apresentar as outras partes do corpo ex: pés, dedos;
ü Rolar o bebê deixá-lo de barriga para baixo hora para cima;
ü (3 meses) Cantar, falar o que está acontecendo deixando a par do que está acontecendo, a rotina da sala, refeitório, almoço neste momento está ambientando o bebê.

Piaget afirma que atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo. Para o correr o desenvolvimento cognitivo é necessário que a criança atue sobre o ambiente, há três tipos de conhecimento:
·        Conhecimento físico;
·        Conhecimento lógico matemático;
·        Conhecimento social afetivo.

FONTE: Olhares das ciências sobre as Crianças. - Brasília: UNESCO, Banco Mundial, Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, 2005. 62 p. (Série Fundo do Milênio para a Primeira Infância: Cadernos Pedagógicos; 1).

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