domingo, 22 de maio de 2011

DISCUÇÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE O ATO DE PLANEJAR

DISCUÇÕES E IMPLICAÇÕES SOBRE O ATO DE PLANEJAR
·         O QUE É PLANEJAR?
PLANEJAR SIGNIFICA ANTEVER O QUE IRÁ ACONTECER, AS METAS A SEREM VENCIDAS E A MELHOR MANEIRA DE ATÍNGILAS. EX: NAS COISAS DO DIA A DIA COMO TOMAR BANHO, LEVAR OS FILHOS A ESCOLA OU COMBINAR PARA IR AO CINEMA PLANEJAR É UMA ATIVIDADE QUE FAZ PARTE DO SER HUMANO.
·         PORQUÊ PLANEJAR?
PLANEJAR É UM MEIO DE ORIENTAÇÃO SOBRE O QUE IREMOS FAZER EM SALA APÓS O LANCHE, DEPOIS DO PÁTIO. É O ATO DE PLANEJAR DE COMO FAREMOS NOSSAS ATIVIDADES O QUE PRETENDEMOS ATINGIR NAQUELE DIA.
EVITANDO A IMPROVISAÇÃO E A ROTINA QUE CALSA O DESGASTE DO PROFESSOR E ALUNO.
·         PARA QUEM PLANEJAR?
O PROFESSOR DEVE TER A PERCEPÇÃO DO ALUNO DO QUE LHE CAUSA INTERESSE E O QUE É NECESSÁRIO E QUAIS AS APITIDÕES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS E ESTIMULADAS LEVANDO EM CONTA A FAIXA ETÁRIA DA TURMA EM QUESTÃO. LEMBRESE UM BOM EDUCADOR DEVE SER BOM OBSERVADOR
·         COMO PLANEJAR?
ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS DA TURMA É A FORMA MAIS FÁCIL. MUITOS PROFESSORES UTILIZÃO A TÉCNICA DE ELABORAR JUNTO COM OS ALUNOS.
O QUÊ QUEREMOS APRENDER-à O QUÊ SABEMOS---à O QUÊ QUEREMOS SABER SOBRE O TEMA EM QUESTÃO--à E COMO IREMOS SABER TÉCNICAS E MEIOS DE COMO DESCOBRIR A REPOSTA DO TEMA EM QUESTÃO.
NO CASO DAS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM FALAR O MELHOR É O PROFESSOR LEVAR ENCONTA AS CARACTERÍSTICAS DE SUA FAIXA ETÁRIA E AS APTIDÕES QUE DEVEM SER TRABALHADAS. APÓS IR A COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA ESCOLIDO.
·         QUANDO PLANEJAR?
QUANDO A TURMA ABRE DISCUÇÕES SOBRE ALGO QUE LHES CAUSA CURIOSIDADE OU ALGUM FATO QUE TENHA REPERCUÇÃO. EX: COPA DO MUNDO, NATAL, AGRESSIVIDADE OU QUE A CRIANÇA DEMONSTRE UM GRANDE GOSTO PELAS ARTES ETC...
·         QUEM DEVE PLANEJAR?
EM PRIMEIRA INSTÂNCIA O PROFESSOR, POIS É ELE QUE ESTÁ DIANTE DAS INUMERAS SITUAÇÃOES DO COTIDIANO ESCOLAR, MUITAS VEZES OS PROFESSORES BUSCAM A ORIENTAÇÃO DO PEDAGOGO, COORDENAÇÃO EM GERAL, POIS NÃO CONSEGUEM ADMINISTRAR ADEMANDA ESCOLAR.
                                                                                              
Fonte: Mesa Educadora 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário