domingo, 22 de maio de 2011

PLANO DE TRABALHO/ PLANO DE AULA

PLANO DE TRABALHOA/PLANOS DE AULA
Plano de Aula = É a proposta de trabalho, o roteiro que irá orientar os educadores.
Assunto= É a temática que será trabalhado.
Justificativa= Por que este assunto deve ser trabalhado.
Objetivos= Metas a serem alcançadas.
Conteúdos= Os aspectos a serem explorados.
Metodologia= A forma que os conceitos devem ser desenvolvidos (técnicas/estratégias).
Tempo= Ter uma previsão do tempo a ser utilizado.
Avaliação= Retomada de ações, uma reflexão durante todo o processo do trabalho proposto.
Observação= Consequências, e dificuldades.
O planejamento da proposta de trabalho não deixa de ser uma questão política uma vez que envolve posicionamento, opção. Jogo de poder, compromisso com a reprodução ou com a transformação Focault aborda muito sobre este assunto em sua literatura. Freire também aborda a importância do tema gerador na necessidade de mudar uma realidade os benefícios da mudança.
O planejamento é o resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica; no entanto é preciso:
ü  Atribuir valor ao plano;
ü  Acreditar nele;
ü  Que ele faça sentido;
ü  Que ele seja necessário.
Finalidades:
ü  Ter intencionalidade na ação;
ü  Combater a alienação; (desordem mental/indiferença).
ü  Dar coerência a ação;
ü  Ser instrumento de transformação;
ü  Resgatar a história como possibilidade.
Pedagogia de projetos e a mediação do educador:
Não podemos falar da ação pedagógica sem nos referirmos a um pré-requisito fundamental para que ela aconteça de forma adequada: A OBSERVAÇÃO.
Sim, é a observação constante das crianças e de seus afazeres, tanto individuais quanto grupais, que nos permite realizar a leitura adequada das suas necessidades e interesses. Por isso, é preciso estar de olhos bem apertos e ouvidos atentos para que possamos interpretar as formas peculiares e originais das crianças se expressarem.
O conhecimento da faixa etária na qual atuamos é a ferramenta que nos permite melhor interpretar a criança em suas ações e diferentes linguagens, bem como percebemos as suas necessidades e potencialidades.

REALMENTE O MUNDO INFANTIL NOS DESAFIA, TALVEZ PORQUE TENHAMOS ESQUECIDO (OU ABAFADO) O NOSSO LADO CRIANÇA?
FONTE: CADERNOS PEDAGÓGICOS, VOL.4 PROGRAMA FUNDO DO MILÊNIO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA.



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