AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA CRIANÇA:
ATIVIDADES DIRIGIDAS:
- Como era no início do ano? (Baseado no roteiro de avaliação individual).
- Como estão hoje
- Como estão realizando as atividades propostas?
- Como está a socialização com os demais colegas?
- Como estão seus hábitos nas refeições, higiene e descanso?
AVALIAÇÃO DA TURMA:
- Como reagem nos momentos de atividades dirigidas?
- Trabalhos individuais: Atrapalham quem está interessado; auxiliam quem tem dificuldades...)
- Trabalhos coletivos: ( como se dá a socialização do coletivo nesse momento)
- Como se comportam nas brincadeiras livres;
- Há disputa de brinquedos;
- Excluem colegas? Quais os motivos aparente?
- Brincam coletivamente ou mais individual?
- Auxiliam quando algum colega está com dificuldade;
- Quais as atividades que apresentam mais dificuldade;
- Quais atividades que gostam.
AUTO AVALIAÇÃO DAS PROFESSORAS
- Como vejo meu trabalho neste semestre;
- Estou elaborando projetos;
- Estou elaborando e utilizando planejamento;
- Quais os critérios que estou utilizando para elaboração do tema;
- O que faço quando não é possível realizar a atividade planejada;
- Estou conseguindo realizar as atividades planejadas? Por que?
- Tento fazer algo que seja relacionado com o tema do projeto trabalhado?
- O que devo mudar;
- Quais as minhas dificuldades;
- Sugestões, criticas, ideias e comentários para a coordenação.
ENTRADA:
- Como chegou ( calmo , chorando);
- Com quem a criança chega;
- Como é a sua aceitação durante a refeição? (escolhe os alimentos);
- Como ele se comporta (preferências, hábitos, se necessita auxílio);
- Como é aceitação da criança em relação atividade proposta;
- " ela de manifesta diante de uma proposta nova;
- " é o seu interesse, o comportamento e integração.
ATIVIDADES LIVRES:
- Como se da a participação e a integração entre eles;
- Qual a preferências de brinquedos e brincadeiras?
- Como a criança explora os diferentes espaços.
HIGIENE:
- Como se comporta, seus hábitos se necessita auxílio.
DESCANSO:
- Como dorme;
- " acorda;
- Quais suas manias.
SAÍDA:
- Como age no momento de ir embora?
Atenção: As observações feitas serão para auxiliar a professora a conhecer melhor o aluno, elaorar uma avaliação semestral melhor detalhada, e quem sabe, futuramente, elaborar um projeto baseado nas virtudes e ou necessidades do grupo.
MODELO DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA:
PERÍODO:
ANO
ALUNO
TURMA:
PROFESSORA:
Fica mais ou menos assim:
AVALIAÇÃO SEMESTRAL
De Fevereiro à Agosto
2007
MÔNICA PEREIRA DA ROSA
JARDIM
PROFESSORA: LURDES MORAES
A Mônica realiza as atividades com atenção, mas logo perde o interesse, sentindo-se estimulada a realizar outras tarefas. Não tem interesse por atividades mais complexas que envolvam questionamentos, sentindo-se incomodada com algumas perguntas. Por outro lado gostar de contar historias familiares e acontecimentos de sua vida,trazendo para os colegas um momento reflexivo.
Brinca com todos e ajuda os colegas menores, demonstrado companheirismo, realizando um papel de organizadora das brincadeiras.
Nas refeições como tudo e traz conversas bastante importante na mesa, falando sobre o sabor dos alimentos e suas importâncias. Na Higiene, faz com capricho, descansa a tarde normalmente, em algumas ocasiões em que não descansa, torna-se irritada com todos na sala de aula, sentindo-se angustiada.
E assim por diante, é lógico que cada escola possui seu modela de avaliação mas os item a relatar são geralmente os mesmos com alguma coisa outra diferente, este modelo serve como orientador no hora de concatenar as ideias no papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário