domingo, 4 de maio de 2014

ITENS QUE DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA CRIANÇA:


  • Como era no início do ano? (Baseado no roteiro de avaliação individual).
  • Como estão hoje
  • Como estão realizando as atividades propostas?
  • Como está a socialização com os demais colegas?
  • Como estão seus hábitos nas refeições, higiene e descanso?
AVALIAÇÃO DA TURMA:

  • Como reagem nos momentos de atividades dirigidas?
  • Trabalhos individuais: Atrapalham quem está interessado; auxiliam quem tem dificuldades...)
  • Trabalhos coletivos: ( como se dá a socialização do coletivo nesse momento)
  • Como se comportam nas brincadeiras livres;
  • Há disputa de brinquedos;
  • Excluem colegas? Quais os motivos aparente?
  • Brincam coletivamente ou mais individual?
  • Auxiliam quando algum colega está com dificuldade;
  • Quais as atividades que apresentam mais dificuldade;
  • Quais atividades que gostam.
AUTO AVALIAÇÃO DAS PROFESSORAS

  • Como vejo meu trabalho neste semestre;
  • Estou elaborando projetos;
  • Estou elaborando e utilizando planejamento;
  • Quais os critérios que estou utilizando para elaboração do tema;
  • O que faço quando não é possível realizar a atividade planejada;
  • Estou conseguindo realizar as atividades planejadas? Por que?
  • Tento fazer algo que seja relacionado com o tema do projeto trabalhado?
  • O que devo mudar;
  • Quais as minhas dificuldades;
  • Sugestões, criticas, ideias e comentários para a coordenação.

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL DAS CRIANÇAS EM TODOS OS MOMENTOS DA ROTINA

ENTRADA: 

  • Como chegou ( calmo , chorando);
  • Com quem a criança chega;
REFEIÇÕES:

  • Como é a sua aceitação durante a refeição? (escolhe os alimentos);
  • Como ele se comporta (preferências, hábitos, se necessita auxílio);

ATIVIDADES DIRIGIDAS:

  • Como é aceitação da criança em relação atividade proposta;
  •    "     ela de manifesta diante de uma proposta nova;
  •    "     é o seu interesse, o comportamento e integração.
ATIVIDADES LIVRES:

  • Como se da a participação e a integração entre eles;
  • Qual a preferências de brinquedos e brincadeiras?
  • Como a criança explora os diferentes espaços.
HIGIENE: 

  • Como se comporta, seus hábitos se necessita auxílio.
DESCANSO:

  • Como dorme;
  •   "      acorda;
  • Quais suas manias.
SAÍDA:

  • Como age no momento de ir embora?
Atenção: As observações feitas serão para auxiliar a professora a conhecer melhor o aluno, elaorar uma avaliação semestral melhor detalhada, e quem sabe, futuramente, elaborar um projeto baseado nas  virtudes e ou necessidades do grupo.
  
MODELO DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA:

PERÍODO:

ANO

ALUNO

TURMA: 

PROFESSORA:

Fica mais ou menos assim:

AVALIAÇÃO SEMESTRAL

De Fevereiro à Agosto
2007

MÔNICA PEREIRA DA ROSA

JARDIM 

PROFESSORA: LURDES MORAES

A Mônica realiza as atividades com atenção, mas logo perde o interesse, sentindo-se estimulada a realizar outras tarefas. Não tem interesse por atividades mais complexas que envolvam questionamentos, sentindo-se incomodada com algumas perguntas. Por outro lado gostar de contar historias familiares e acontecimentos de sua vida,trazendo para os colegas um momento reflexivo.

Brinca com todos e ajuda os colegas menores, demonstrado companheirismo, realizando um papel de organizadora das brincadeiras.

Nas refeições como tudo e traz conversas bastante importante na mesa, falando sobre o sabor dos alimentos e suas importâncias. Na Higiene, faz com capricho, descansa a tarde normalmente, em algumas ocasiões em que não descansa, torna-se irritada com todos na sala de aula, sentindo-se angustiada.

E assim por diante, é lógico que cada escola possui seu modela de avaliação mas os item a relatar são geralmente os mesmos com alguma coisa outra diferente, este modelo serve como orientador no hora de concatenar as ideias no papel.








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