domingo, 4 de maio de 2014

QUESTÕES PARA REFLETIR NA ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÃO


  • Em que área do conhecimento a criança apresenta avanços? Quais os fatos que levam o professor a contextualizar tais avanços? (comentários, temas de interesse, brincadeira, participação em jogos, atitudes).

  • Apresenta alguma área a ser melhor trabalhada? Como pode o professor intervir nesse sentido? Qual a contribuição possível da família.

  • Como a criança vem se desenvolvendo em relação ás questões sócio-afetivo? Qual a postura do professor diante dos seus conflitos? Alguma sugestão a família.

  • Como os pais se referem ao desenvolvimento das crianças e ao trabalho da instituição?

  • Como as crianças se referem quanto aos propósitos avanços e ao trabalho que desenvolvem? 

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO:

  • Maturação ( crescimento/desenvolvimento/físico).
  • Conhecimento físico;
  • Conhecimento lógico-matemático;
  • Conhecimento espaço-temporal;
  • Conhecimento social;
  • Representação (verbal/gráfico/plástico/corporal).
ÁREAS DO CONHECIMENTO:

  • Literatura;
  • Matemática;
  • Estudos Sociais;
  • Ciências;
  • Música;
  • Artes;
  • Religião;
  • Educação Física.
ATIVIDADES:

  • Ouvir, recontar e representar histórias, conversar sobre fatos do cotidiano;
  • Manusear livros, revistas, gravuras diversas;
  • Brincar e explorar com materiais diversos (brinquedos, sucatas, água, areia e etc);
  • Brincar com jogos;
  • Observar e cuidar de animais e plantas;
  • Cozinhar;
  • Manusear materiais de pintura e modelagem;
  • Cantar, dançar, rincar com instrumentos musicais;
  • Brincar com brinquedos de praça, brincar de corre, pular, esconder, de brincadeiras de roda e etc;
  • Alimentar-se, fazer a higiene pessoal e do ambiente, repousar, organizar o ambiente.
Avaliação tem se constituído, na atualidade do processo educativo tanto pais, alunos quanto professores acabam sendo vítimas de uma política social, tem um papel importante na perpetuação de um modelo de sociedade excludente ao julgar o certo e o errado.

O julgamento afasta/ O acolhimento aproxima.

A avaliação como ato amoroso é a que aproxima, que acolhe a situação na sua verdade nos atos, ações, alegrias e dores como eles são, como um ato integrativo e inclusivo.

Avaliação se destina ao diagnóstico por isso mesmo, á inclusão; destina-se á melhoria do ciclo de vida, pois o registro escrito fica marcado na história de vida da criança.  


PARA SABER MAIS SOBRE AVALIAÇÃO:

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação de Aprendizagem Escolar. São Paulo. Cortez, 1996.

HOFFMANN, Jusssara. Avaliação-Mito e Dasafio. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1991.

HOFFMANN, Jussara Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1993.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação na Pré-Escola: Um Olhar Sensível e Reflexivo Sobre a 
Criança. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1996.

KRAMER, Sônia (coord.) Com a Pré-Escola nas Mãos. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 1994.

Propopostas Pedagógicas da Educação Infantil - Cadernos Pedagógicos 15 - Porto Alegre - SMED - 1999.

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