domingo, 18 de maio de 2014

MOTIVO + AÇÃO

O trabalho do educador assume grande gama de responsabilidades junto aos alunos, muitas vezes incluindo as que deveriam ser das famílias e da comunidade. Além do empenho em dominar as técnicas profissionais, as fundamentais, vêem se envolvido em contradições do que seria ideal e o que é possível na realidade do seu trabalho.

São muitas as dificuldades desde o salário insuficiente para suas necessidades básicas, carga horária excessiva, salas e materiais inadequados ou inexistentes, dificuldades de relacionamento, incompatibilidade de filosofias de trabalho, choque de cultura, apelos de consumo fora da sua realidade, dentre outras muitas.

O educador tende a perder o prazer pelo trabalho nesse cenário, sente-se bloqueado ou impotente, e muitas vezes adoece física e emocionalmente fazendo com que adormeça a busca pelo conhecimento até mesmo a negligenciar o cuidado com a saúde pessoal.

Diante desta realidade é de suma importância que se faça momentos de reflexão e de escuta de outros profissionais, possibilitando o despertar de novas ideias sentindo-se acolhido e entendido. É possível compreender que a queixa por si só não se faz mudanças, não faz crescer mas a AÇÃO, A VONTADE, A MOBILIZAÇÃO SIM.

Não existe a fórmula do sucesso e é justamente isso que faz a troca do conhecimento tão prazerosa a ideia de que o novo pode estar no velho, de quem sabe pouco também pode ensinar, que um outro olhar pode fornecer grandes surpresas, que das pequenas coisas podem surgir grandes descobertas é que o aprendizado é eterno, onde todos os envolvidos tem sua responsabilidade na busca de condições aliando produtividade com qualidade de vida e bem-estar.

Fazendo com que a reflexão desafia a prática diária e o conhecimento adquirido seja repassado para outras pessoas de seu convívio desde o aluno ao seu vizinho do apartamento ao lado, um dia em um curso que fiz, uma grande professora disse que o conhecimento adquirido se guardado como relíquia não produz mudança, deve ser compartilhado e isso é uma das coisas que faz o educador realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário