RESUMO
O estudo das ciências e fundamental nas disciplinas curriculares, no
entanto a um parâmetro para ser seguido um direcionamento para as escolas e
professores uma maneira mais propicias para os educadores procederem com a sua
disciplina em questão em relação aos conteúdos conceituais a uma forma mais
fácil de passar o saber as interações entre os fenômenos e diferentes aspectos
de cultura, o corpo humano e ideal trabalhar com o aluno para entenderem a si
próprio e os fatos ao seu redor.
Palavras-Chave:
Ciências; Reflexão; Escolas.
1INTRODUCÃO
Os Parâmetros Currículo busca uma
formação abrangente e não técnica visando uma proposta curricular com criticas,
sugestões com diversas possibilidades de melhorias para os professores para ter
um melhor atendimento com os alunos do das series iniciais e do ensino superior
em todas as suas peculiaridades diferenças foi constatado isso através de
informações de outros paises e pesquisas realizadas em sala de aula com
encontros difundidos de seminários e publicações.
Por
essas razões que se estuda Geografia, Ciências, Historia, Português, física e
tantos outras disciplinas que não citei todas elas seguem uma linha de
raciocínio um parâmetro que indica por onde deve ser seguido como por exemplo a
disciplina de ciências segundo os parâmetros ela pode ser ministrada desde a
primeira infância introduzindo hábitos de higiene, partes do corpo ate mesmo
sexualidade entre outras.
“A ciência e a tecnologia fazem parte do nosso
dia-a-dia. O avanço tecnológico presente em nosso cotidiano nos traz a promessa
de conforto, segurança, qualidade de vida e poder entre outros”. (De Luca,
2007, p.3).
Em uma época em que a uma grande transformação em massa de se criar e
utilizar novas tecnologias a perspectiva de vida muda a cada minuto o mercado
de trabalho gera instabilidade por isso a importância do estudo de ciências nas
escolas serve para contextualizar o estudante neste mundo tão inconstante para
não ficarem alheios aos acontecimentos a doenças não apenas as sexualmente transmissíveis,
mas outras que aumentam de acordo com as descobertas tecnológicas esses fatores
citados estão nos PCN’S indicando o quê trabalhar os assuntos a trabalhar e
algumas dicas de como trabalhar sendo que cada disciplina curricular tem seu
próprio PCN’S.
Não e apenas agora que se tem esta
preocupação, desde o séc.IV a.C já se preocupam com este campo tão cheio de
surpresas neste estudo destacaram-se filósofos importantes como, por exemplo,
Platão que defendia que a verdadeiro conhecimento seria aprender a lidar com o
mundo das idéias, Aristóteles fez o modelo de universo destacando a terra no
centro tendo os outros corpos girando ao seu redor séculos depois surgiu
Galileu Galilei com a ciência moderna
juntamente com Isaac Newton desenvolvendo o pensamento positivista fazendo
seguidores como Augusto Comte, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest
Rutherford.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados
procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas
existentes no PA`Is, e de outro, considerar as necessidades de construir
referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões
brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam
aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimento socialmente elaborado
e reconhecido como necessários ao exercício da cidadania. (Parâmetros Curriculares
Nacionais, 1998, p.5).
Para uma elaboração de um projeto
conveniente com a nossa realidade professores necessitam deste apoio que os
parâmetros proporcionam abre a discussões, a reflexão sobre as praticas
pedagógicas que são ministradas nas escolas do planejamento a analise dos
materiais e de recursos tecnológicos utilizados estando os objetivos gerais do
ensino fundamental muito explicitado de ética, saúde, meio ambiente, orientação
sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo como citei anteriormente tudo
se relaciona com a disciplina de ciências ganhando um papel de grande
importância em nosso currículo escolar, os professores repassando o conhecimento
e motivando os alunos a querer aprender, pois eles com a sua maturidade e
impaciência filosofam sobre o conhecer a
ciência não refletem o que significa o valor que tem na sua vida.
Esta consciência foi repensada na promulgação da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação na década de 60 eram
ministradas aulas apenas nas ultimas series iniciais do curso Ginasial depois
desta Lei foi estendida às aulas em todas as series do ginásio, na década de 70
, após dez anos passou a ser obrigatória as aulas de ciências nas oito series
do primeiro grau ainda predominava nesta época o ensino tradicional.
“A qualidade do curso era definida pela a
quantidade de conteúdos trabalhados. O principal recurso de estudo e avaliação
era o questionário (...) detendo-se nas idéias apresentadas em aula ou no livro
didático escolhido pelo o professor”. ( Parâmetros Curriculares Nacionais,
1998, p.13).
Apenas na década
de 80 ficou conhecida como a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) adquirindo
um lugar de respeito e admiração na área da pedagogia na comunidade escolar.
2CONCLUSÃO
A humanidade busca compreender a ciências desde épocas remotas antes de
Cristo, o homem procura explicações de tudo que acontece ao seu redor nomeando
elementos, fenômenos da natureza, minerais, vegetais animais enfim todos os
seres vivos a ate mesmo os que não possuem vida nunca saciando a sua cede de
saber possuindo tudo e tendo o controle em suas mãos e natural e histórico
esses instinto do ser humano no entanto resta nos adquirirmos o saber de
aceitar nossa condição de sabedor e conhecedor de nossos limites não
interferindo em nosso meio ambiente e não destruindo o nosso habita-te natural
se e que podemos chamar o mundo de hoje de habitar natural, cabe ao homem
consciente e ciente de sua condição discernir estes fatores e propagar para os
que vierem à responsabilidade de nossos atos manter o andamento natural das coisas abordando a disciplina de ciência
interrelacionada com as outras matérias buscando a reflexão de sua natureza
dinâmica, histórica e não neutra, as
noções do ambiente ou de corpo humano trazendo e ordenando a essência do saber
e não a destruição deste ciclo tão perfeito.
3 REFERENCIAS
Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências
Naturais / Lucas, Analise Grünfeld de – Associação Educacional Leonardo da
Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. Asselvi, 2007
Disponível em: http://www.uniasselvi.com.br/pcn1998
Acesso em 27 de fevereiro de 2009
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