sexta-feira, 21 de março de 2014

A CIÊNCIA E SUA TEMÁTICA NAS ESCOLAS




RESUMO
O estudo das ciências e fundamental nas disciplinas curriculares, no entanto a um parâmetro para ser seguido um direcionamento para as escolas e professores uma maneira mais propicias para os educadores procederem com a sua disciplina em questão em relação aos conteúdos conceituais a uma forma mais fácil de passar o saber as interações entre os fenômenos e diferentes aspectos de cultura, o corpo humano e ideal trabalhar com o aluno para entenderem a si próprio e os fatos ao seu redor.

Palavras-Chave: Ciências; Reflexão; Escolas.


1INTRODUCÃO

 Os Parâmetros Currículo busca uma formação abrangente e não técnica visando uma proposta curricular com criticas, sugestões com diversas possibilidades de melhorias para os professores para ter um melhor atendimento com os alunos do das series iniciais e do ensino superior em todas as suas peculiaridades diferenças foi constatado isso através de informações de outros paises e pesquisas realizadas em sala de aula com encontros difundidos de seminários e publicações.
            Por essas razões que se estuda Geografia, Ciências, Historia, Português, física e tantos outras disciplinas que não citei todas elas seguem uma linha de raciocínio um parâmetro que indica por onde deve ser seguido como por exemplo a disciplina de ciências segundo os parâmetros ela pode ser ministrada desde a primeira infância introduzindo hábitos de higiene, partes do corpo ate mesmo sexualidade entre outras.
 “A ciência e a tecnologia fazem parte do nosso dia-a-dia. O avanço tecnológico presente em nosso cotidiano nos traz a promessa de conforto, segurança, qualidade de vida e poder entre outros”. (De Luca, 2007, p.3).
Em uma época em que a uma grande transformação em massa de se criar e utilizar novas tecnologias a perspectiva de vida muda a cada minuto o mercado de trabalho gera instabilidade por isso a importância do estudo de ciências nas escolas serve para contextualizar o estudante neste mundo tão inconstante para não ficarem alheios aos acontecimentos a doenças não apenas as sexualmente transmissíveis, mas outras que aumentam de acordo com as descobertas tecnológicas esses fatores citados estão nos PCN’S indicando o quê trabalhar os assuntos a trabalhar e algumas dicas de como trabalhar sendo que cada disciplina curricular tem seu próprio PCN’S.
          Não e apenas agora que se tem esta preocupação, desde o séc.IV a.C já se preocupam com este campo tão cheio de surpresas neste estudo destacaram-se filósofos importantes como, por exemplo, Platão que defendia que a verdadeiro conhecimento seria aprender a lidar com o mundo das idéias, Aristóteles fez o modelo de universo destacando a terra no centro tendo os outros corpos girando ao seu redor séculos depois surgiu Galileu Galilei com  a ciência moderna juntamente com Isaac Newton desenvolvendo o pensamento positivista fazendo seguidores como Augusto Comte, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no PA`Is, e de outro, considerar as necessidades de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimento socialmente elaborado e reconhecido como necessários ao exercício da cidadania. (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p.5).

         Para uma elaboração de um projeto conveniente com a nossa realidade professores necessitam deste apoio que os parâmetros proporcionam abre a discussões, a reflexão sobre as praticas pedagógicas que são ministradas nas escolas do planejamento a analise dos materiais e de recursos tecnológicos utilizados estando os objetivos gerais do ensino fundamental muito explicitado de ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo como citei anteriormente tudo se relaciona com a disciplina de ciências ganhando um papel de grande importância em nosso currículo escolar, os professores repassando o conhecimento e motivando os alunos a querer aprender, pois eles com a sua maturidade e impaciência  filosofam sobre o conhecer a ciência não refletem o que significa o valor que tem na sua vida.
Esta consciência foi repensada na promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação  na década de 60 eram ministradas aulas apenas nas ultimas series iniciais do curso Ginasial depois desta Lei foi estendida às aulas em todas as series do ginásio, na década de 70 , após dez anos passou a ser obrigatória as aulas de ciências nas oito series do primeiro grau ainda predominava nesta época o ensino tradicional.
 “A qualidade do curso era definida pela a quantidade de conteúdos trabalhados. O principal recurso de estudo e avaliação era o questionário (...) detendo-se nas idéias apresentadas em aula ou no livro didático escolhido pelo o professor”. ( Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p.13).
Apenas na década de 80 ficou conhecida como a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) adquirindo um lugar de respeito e admiração na área da pedagogia na comunidade escolar.



2CONCLUSÃO

A humanidade busca compreender a ciências desde épocas remotas antes de Cristo, o homem procura explicações de tudo que acontece ao seu redor nomeando elementos, fenômenos da natureza, minerais, vegetais animais enfim todos os seres vivos a ate mesmo os que não possuem vida nunca saciando a sua cede de saber possuindo tudo e tendo o controle em suas mãos e natural e histórico esses instinto do ser humano no entanto resta nos adquirirmos o saber de aceitar nossa condição de sabedor e conhecedor de nossos limites não interferindo em nosso meio ambiente e não destruindo o nosso habita-te natural se e que podemos chamar o mundo de hoje de habitar natural, cabe ao homem consciente e ciente de sua condição discernir estes fatores e propagar para os que vierem à responsabilidade de nossos atos manter o andamento natural  das coisas abordando a disciplina de ciência interrelacionada com as outras matérias buscando a reflexão de sua natureza dinâmica,  histórica e não neutra, as noções do ambiente ou de corpo humano trazendo e ordenando a essência do saber e não a destruição deste ciclo tão perfeito.


3 REFERENCIAS
Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais / Lucas, Analise Grünfeld de – Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. Asselvi, 2007

Disponível em: http://www.uniasselvi.com.br/pcn1998 Acesso em 27 de fevereiro de 2009





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