RESUMO
A
importância do ato de cantar na educação de crianças é um ferramental
fundamental na aprendizagem as aulas de música melhoram a motricidade, a
afetividade, desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade, as canções sempre
nos motivam tornando a aula prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno,
favorecendo assim, o desenvolvimento da criança. Inúmeras são as maneiras de
utilizar pedagogicamente falando a música nas escolas, tornando o aprendizado
bem mais espontâneo e sadio, garantindo à criança um desenvolvimento pleno:
social, físico e mental.
1 INTRODUÇÃO
Vale ressaltar da
importância do ato de cantar no desenvolvimento da criança é de uma grande
importância em sua vida, desde seu nascimento a música está presente, os
estímulos que a criança recebe no ventre da mãe são positivos para o desenvolvimento
do bebê é possível acalmá-la num momento de tensão ou de grande sofrimento.
A música na educação
infantil faz com que a criança consiga expressar seus sentimentos com
facilidade além de ter um bom aproveitamento cultural e cognitivo.
Silva (2006; p. 50) aponta no caderno de
estudo Lúdico e Musicalização na Educação Infantil:
“Ao comparar o cérebro de um músico e não
musico, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta,
particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor”.
É inegável dizer que a
música é um excelente objeto de ensino e aprendizagem por isso que em muitas
escoinhas se fazem presente no currículo escolar as aulas de música, o
professor de música e o regente de turma devem realizar atividades que
contemplem a linguagem musical, a todo o momento seja na rodinha, aula de
música, teatro ou brincadeiras livres na sala.
2
COMO A CRIANÇAS SE COMPORTA COM A MÚSICA
É de total certeza que
a música influência no estado de espírito, por exemplo, se estamos triste
sempre encontraremos uma música que nos identifica no momento, quantas pessoas
você já ouviu dizer: Está é minha música.
E se entramos em uma loja que tem
música agitada em um certo momento nos sentiremos desconfortável naquele
ambiente o mesmo acontece quando estamos em um local com música muito calma nos
tranqüiliza, se for demais não nos sentiremos bem o melhor seria mediar os
sons, músicas, ruídos é como se fosse uma receita de bolo tudo deve estar na
medida certa o mais coreto possível para dar certo.
É imprescindível manter
nas escolinhas a rotina de cantar, usar a música como uma ferramenta de
trabalho, pois ela faz parte das atividades as quais as crianças vivenciam o
ato de cantar na hora de guarda os brinquedos, fazer fila, escovar os dentes os
educadores na grande maioria utiliza-se deste recurso para facilitar o trabalho
com as crianças e a manter o lúdico, o prazer em realizar tal atividade ou
apenas ensinar a criar hábitos do dia-a-dia.
No momento que a
criança canta ela memoriza e capita as informações, a mensagem ou acontecimento
que a música em questão relata, pois é neste ato de brincar com as canções que
se aprendem regras do cotidiano sensibilizando gerações, em nosso tempo de
criança as canções nos acompanharam na adolescência até chegar à fase adulta e
ainda assim ela continuar a fazer nossa trilha sonora.
Figura
– Crianças, Cantando, música, classe.
FONTE: Fotosearch (banco de Imagens).
Cantar para as crianças torna-se um momento único de prazer
e concentração neste momento ela estimula seu cérebro. Segundo Pires (2008;
p.57) afirma que:
É muito importante para a criança ter
acesso à diversidade de estilos musicais (samba, forró, rock, chote, etc.),
desde MPB (Música Popular Brasileira) as músicas clássicas eruditas, como Bach,
Mozart, Vivald, Haendel Beethoven, (...). Todo o tipo de música faz-se imprescindível
para as crianças (...) o incentivo da expressão (...) capacidade de observação.
4 CONCLUSÃO
Partindo deste principio
a música só tem a somar nossas práticas pedagógicas, pois dentro deste contexto
que possibilitaremos as crianças a varias vivências e estímulos seja ele na
manipulação de instrumentos com sons diversos ou o uso da voz nosso instrumento
musical natural que nos comovem em certos momentos quando ouvimos uma música
bem cantada.
Promovendo nas
atividades lúdica uma maneira de restabelecer o bem estar psicológico e
desenvolvimento social da criança, ensinando a respeitar regras de imposta pela
a nossa sociedade e a vencer dificuldade que a criança possa se deparar na sua
vida.
5 REFERÊNCIA
BANCO
DE
IMAGENS
Disponível em:
http://www.fotosearch.com.br/EYW187/e004881/
Acesso em: 10 de Set. 2009
Lúdico e
Musicalização na Educação Infantil / Pires, Gisele Brandelero Camargo –
Centro Universitário Leonardo da Vinci. – Indaial: Ed. GRUPO UNIASSELVI, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário