sexta-feira, 21 de março de 2014

CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA


RESUMO
 A escola nova e pedagogia tradicional vêm sendo discutidas desde o século XIX, e ainda continuam sendo estudados os conceitos e práticas, é importante o educador conhecer um pouco do seu passado e concepções para que no futuro possa transmitir o conhecimento da maneira mais fácil possível, conhecer quem foi os pioneiros desta explosão de idéias que a educação deveria ser para todos da preocupação em ter igualdade social.

1INTRODUÇÃO

As concepções e tendências pedagógicas são vitais para o professor, pois são por ali que as problemáticas, questões do cotidiano são resolvidas essas teorias servem para nortear suas decisões embasadas nos estudos de pensadores, cabe ao educador escolher com cuidado a melhor prática e avaliar com eficiência e qualidade cada uma delas.
"A pedagogia tradicional não é fruto das idéias de um filósofo ou pensador específico, mas de uma prática que se estende ao longo dos séculos”. ( Danton. p.1 2004)

            Na pedagogia tradicional a educação é vista como um direito de todos, mas dever do estado à escola surge como um antídoto contra a ignorância. Já na escola nova tem uma reforma da pedagogia tradicional passa a incluir os marginalizadas pela a ignorância tentando promover a igualdade social por essas razões o professor deve estar a par dessas tendências que aqui serão debatidas..
"A Escola Nova propõe-se tratar cada um segundo as suas aptidões e os seus interesses. Para resolver este princípio serviu-se dos numerosos testes que a psicologia tem". Assim diz Pereira no site caleidoscópio on line.

2 A DITADURA DA PEDAGOGIA TRADICIOANAL

Pedagogia tradicional segue uma linha de raciocínio onde o professor transmite o conhecimento e o aluno assimila o conhecimento que é transmitido a ele, o ensinamento corresponde numa aprendizagem onde o professor da à matéria e uma tarefa para o aluno fazer, e na próxima aula faz uma recapitulação da aula anterior corrigindo os exercícios, se todos fizerem e não ficar dúvidas se avança à matéria, se houver algum aluno com dificuldades prolonga-se mais o estudo em questão, depois de solucionados os problemas, prossegui-se com a matéria.

Olhando por este angulo a pedagógica tradicional, se torna uma maneira fácil e produtiva para o aluno aprender, mas não é desta forma que é feita na prática o aluno que não consegue aprender acaba sendo vencido pelo o cansaço e humilhação por estar repetindo o ano vendo seus colegas avançar para outras séries, se encontra cada vez com colegas mais novos que ele e seu moral descem por se julgar burro desprovido de inteligência e começa a crer que sua única opção é abandonar a escola, pois o professor só transmite a matéria e não se preocupa em ajudar os alunos com dificuldades em solucionar os problemas dado em aula seja ele em qualquer matéria, por exemplo, matemática, geografia, português e etc...

É uma proposta de educação voltada ao professor a pedagogia tradicional cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula dada, expositiva, numa seqüência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização causando certo desconforto nos alunos e preguiça mental, pois é mais fácil decorar do que aprender por meio de compreensão da matéria.

            Valoriza o uso de conteúdo de livros o professor fala, o aluno ouve e aprende. Não propiciando ao educando um papel ativo na construção dessa aprendizagem, de fora para dentro muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva.

           A figura do professor como detentor do saber é uma função primordial, tornando uma forma cruel de ensinar, as escolas que mentem este modelo tem por principio transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, que o levará no futuro a optar por uma profissão valorizada.

          Na grande maioria as escolas que tem essa prática pedagógica se caracterizam pela sobrecarga de informações que são veiculadas aos alunos, a postura da escola se caracteriza como conservadora.


3 IGUALDADE SOCIAL PROPOSTA DE UMA NOVA ESCOLA

A escola nova surgiu em um momento de crescimento industrial o mundo estava em expansão urbana sentiu-se necessidade de preparar o país para acompanhar esse desenvolvimento, para combater a desigualdade social do ensino publico pensou-se nas idéias político-filosóficas de igualdade e direitos de toda a educação chamaram este movimento de Escola Nova, após a divulgação de um documento que defendia a universalização da escola pública gratuita. Entre os seus signatários, como mostra a enciclopédia livre Wikipédia destacavam-se:
·      Anisio Teixeira - futuro mentor de duas universidades no país - a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, desmembrada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas - e a Universidade de Brasília, da qual era reitor, quando do Golpe Militar de 1964. Além dessas realizações, Anísio foi o fundador da Escola Parque, em Salvador (1950), instituição que posteriormente inspiraria o modelo dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, no Rio de Janeiro, na década de 1980.
·      Fernando de Azevedo (1894-1974) - que aplicou a Sociologia da Educação e reformou o ensino em São Paulo na década

      O objetivo da escola nova é proporcionar estímulos adquados  para o crescimento do educando visando a parte afetivo e intelectual do aluno,escola nova é um dos nomes dados a um movimento de renovação do ensino que foi  forte na Europa, na América e no Brasil,   "escola ativa" ou "escola progressiva" são termos mais apropriados para descrever esse movimento.       

 
4 CONCLUSÃO


            Embora venha sendo criticada há mais de um século, a pedagogia tradicional está presente em quase todas as salas de aula, a maioria dos colégios e faculdades ainda privilegiam esta forma de ensino os educadores passam avaliações de forma tradicional, o que facilitando processo burocrático interno as instituições educacional ainda vê a sala de aula como o único local de aprendizagem exigindo o cumprimentos de horários na sala.

            Deve-se salientarque embora a escola nova tenha intenções nobres para com o cidadão ainda é pouco usada nos colégios e faculdades apesar de todo o um movimento, a Escola Nova não conseguiu modificar de maneira significativa as redes de ensino e perdeu força sem chegar a alterar o cotidiano escolar.

            Sendo assim, duas formas de ensino tão peculiares talves um dia sigam juntas este caminho nobre que é educar nossas crianças para sim fazer um mundo melhor a onde não a já ignorantes e nem excluidos a classe burguesa soberana aos desprovidos e sim uma única classe social denominada classe do conhecimento.


5 REFERÊNCIA

Mundo cultura
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/artigos/Colunista.asp?artigo=721 Acesso em: 14 de jan/2009
Tendências pedagogicas
http://site2.caleidoscopio.online.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=550&Itemid=48 acesso em: 14 de jan/2009

Escola nova conheça uma nova escola

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Nova ACESSO EM:13/01/2009            

Nenhum comentário:

Postar um comentário