Projeto: Mamãe, minha melhor amiga.
Justificativa
Por
estarmos trabalhando a interação com o meio social a data comemorativa do dia
das mães é uma ótima oportunidade para desenvolver está temática. Serão
abordados assuntos do seu cotidiano coisas que os infantes já conhecem focando valores,
dando liberdade de se expressar e vivenciar tais situações.
“É
preciso colocar sentimento e esperança no ato de educar e é isto que nos faz
sensíveis ao que está a nossa volta. É o sentimento que nos une às coisas e nos
envolve com as pessoas, tornando-nos coautores desse processo de viver e viver
bem”. (Ester Ratis).
Objetivo
Geral: Proporcionar momentos de auto reconhecimento da turma do “Eu” para o
“Nós” no meio familiar, no meio escolar enfim
em uma sociedade.
Projeto: Eu e meus colegas interagindo com o meio
Justificativa
As
situações adversas em nossas vidas fazem com que nos deparamos com as seguintes
perguntas sim/não; certo/errado; ganhar/perder; Todas elas são requisitos para
o convívio social desenvolvendo nos educandos senso de autoestima e autocrítica,
observando e reconhecendo a si mesmo aprendendo a se relacionar com o outro (colegas/professor/família).
Tais situações serão constantes no cotidiano escolar contribuindo na
administração dos seus sentimentos e socializando nos padrões da sociedade.
“Enquanto
ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei,
porque indago e me indago. Pesquiso para constar, constando, intervindo educo e
me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou
anunciar a novidade”. (Paulo Freire).
Objetivo
Geral: Promover a socialização na turma através do afeto sentimento de união.
Projeto: Conhecendo o meu corpinho e
criando hábitos de higiene
Justificativa:
Conhecer o nosso corpo vem de encontro com o nosso autoconhecimento,
tocar, nomear, mexer, contribuir para nossa evolução. Aproveitando a descoberta
do corpo criando uma ligação com os hábitos de higiene que demonstram suma
importância em nosso cotidiano. Estes gestos simples como de lavar a mão antes
e após as refeições, deixar a crianças a par dos cuidados que deve ter consigo
mesma neutraliza inúmeras doenças que apresentam em nosso mundo que última
mente anda tão poluído.
“Os anos mais importantes para o desenvolvimento da criança são
os primeiros seis anos se forma a estrutura da personalidade e a base da sua
personalidade e a base de sua afetividade, em torno da imagem que ela faz de si
mesma”. (Programa Fundo do milênio
para primeira infância).
ü Objetivo geral: Conhecer as partes do corpo e criar hábitos de
higiene.
Projeto: Páscoa e sua simbologia
Justificativa:
Trabalhar está data
comemorativa e por a par a turma de nossa cultura, sendo realizado também a
interação do grupo com o meio social, dialogando sobre o real sentido da páscoa
e sua simbologia elucidando os pequeninos socializando com o tema a assunto proposto.
“O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, vivido aos
poucos, gradativamente, de modo que a criança acumule experiência e
conhecimentos, inseridos e integrados ao meio que vive para que possa despertar
e desabrochar suas capacidades e, assim, se realizar plenamente como pessoa”.
(Elaine de Menezes Castro).
Objetivo Geral: Conhecer o significado da páscoa e seus
símbolos.
Tema: junino
Justificativa:
No início
do ano, temos carnaval, uma festa popular em que as pessoas se divertem. No mês
de junho também temos, as festas Juninas que antigamente eram organizadas por
religiosos homenageando os santos (Santo Antônio, São João Batista, São Pedro,
São Paulo, São Pedro). Hoje em dia desligadas da religião fazem apenas parte do
folclore Brasileiro, denominadas como festas populares Brasileiras sendo
passadas as danças, os costumes, brincadeiras e vestimentas de pai para filho.
Por ser esta data importância, demonstrando ser uma parte histórica de nossa
origem, em quanto escola, devemos propagar não deixando cair no esquecimento
parte de quem somos.
“O
verdadeiro educador vê além da aparência. Ele precisa buscar no coração do
aprendiz o que tem de mais verdadeiro, e de melhor”.
(Ester Ratis de Santana).
Objetivo Geral: Valorizar a tradição
das Festas Juninas.
Projeto: Quero Brincar
Justificativa:
Enquanto educadores, buscamos novas
estratégias de atuação, entendendo a criança como um ser sócio histórica, que
se relaciona com o mundo através de suas interações e experiências. Pensando
nisso, resolvi fazer um projeto que se aborda as brincadeiras de roda, jogos e
cantigas, buscando vivenciar o passado que a muito não é lembrado, com tantos
brinquedos tecnológicos invadindo as prateleiras deixando a margem o faz de
conta e inter-relação do eu com o outro. Desta forma oportunizando o aluno a
desenvolver a compreensão da realidade, de suas capacidades, critica reflexiva,
segundo de seu interesse e do grupo.
“É com o
coração que se vê corretamente, o essencial é invisível aos olhos”. (Antoine
Saint-Exupery).
Objetivo
Geral: Estimular a criatividade e imaginação.
Projeto:
Conhecendo o folclore na escola
Justificativa:
É preciso resgatar nossa cultura, os nossos
valores e garantir as tradições às outras gerações. Toda a manifestação e
expressão do fazer humano, é um mundo
construído e recriando pela ação do ser humano, impresso nos mitos, nas lendas,
nas crenças e nos valores.
“Cada
sociedade constrói sua identidade a partir da criação de um sistema de ideias e
imagens, em que a espiritualidade e a materialidade se mostram através do
imaginário social”.
·
Objetivo Geral: Despertar aos alunos interesse
por nossas tradições;
PROJETO:
Brincando com as cores e as formas na escola
Justificativa: Descobrir um mundo que aparentemente para as crianças já está
pronto, torna-se um processo complexo e muitas vezes desafiador. Por está
razão, na observação da turma no interesse do grupo com a utilização das cores
e nos rabiscos que se acentuam cada vez mais dando forma aos desenhos. Faz com
que pensamos em um projeto que alcance a magnitude que é o desenvolvimento
infantil. Projetando a descoberta, a experiência e o conhecimento. Orientando a
turma, a nomear e identificar as formas e cores demonstrando estarem presente
em todos os momentos de nossas vidas. E isso tudo iremos a prender e
experimentar brincando!
“As crianças brincam com mais facilidade quando a outra pessoa pode
e está livre para ser brincalhona”. (Donald Winnicott).
Objetivo Geral: Identificar as formas e as cores.
Projeto:
A Magia do Natal
Justificativa:
“É preciso parar e deixar que espírito natalino reacenda em nossos corações que
ficou adormecido no período de quase um ano”. (Rochelle Gonçalves). Está
citação assemelha-se aos cartões de natal, mas é a mais pura verdade. E para
isso temos que ir a fundo buscar o verdadeiro sentido de Natal, ou seja, o de
solidariedade, paz, amor, união todos esses sentimentos e valores puros e
sublimes que ano após ano é resgatado nesta data magnífica. Temos enquanto
professores a obrigação de ensinar, mediar e levar até as crianças a
importância desta data, envolvendo-os com o lúdico, levando-as a descobrir os
símbolos natalinos e a perceber a grande importância desta data. Através das
diferentes linguagens a oral, escrita, corporal, matemática, estética, plástica
e musical. Respeitando a religiosidade de cada uma e o conhecimento prévio que
adquiriram no seio familiar e escolar formal ou informalmente.
Objetivo Específico:
Despertar a solidariedade na turma na tentativa de se colocar no lugar do outro
de ser Cortez com o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário