sábado, 22 de março de 2014

JUSTIFICATIVA DE PROJETOS

Projeto: Mamãe, minha melhor amiga.
Justificativa
Por estarmos trabalhando a interação com o meio social a data comemorativa do dia das mães é uma ótima oportunidade para desenvolver está temática. Serão abordados assuntos do seu cotidiano coisas que os infantes já conhecem focando valores, dando liberdade de se expressar e vivenciar tais situações.
“É preciso colocar sentimento e esperança no ato de educar e é isto que nos faz sensíveis ao que está a nossa volta. É o sentimento que nos une às coisas e nos envolve com as pessoas, tornando-nos coautores desse processo de viver e viver bem”. (Ester Ratis).
Objetivo Geral: Proporcionar momentos de auto reconhecimento da turma do “Eu” para o “Nós” no meio familiar, no meio escolar enfim em uma sociedade.


  

Projeto: Eu e meus colegas interagindo com o meio
Justificativa
As situações adversas em nossas vidas fazem com que nos deparamos com as seguintes perguntas sim/não; certo/errado; ganhar/perder; Todas elas são requisitos para o convívio social desenvolvendo nos educandos senso de autoestima e autocrítica, observando e reconhecendo a si mesmo aprendendo a se relacionar com o outro (colegas/professor/família). Tais situações serão constantes no cotidiano escolar contribuindo na administração dos seus sentimentos e socializando nos padrões da sociedade.
“Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constar, constando, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. (Paulo Freire).
Objetivo Geral: Promover a socialização na turma através do afeto sentimento de união.




 Projeto: Conhecendo o meu corpinho e criando hábitos de higiene

 Justificativa:

Conhecer o nosso corpo vem de encontro com o nosso autoconhecimento, tocar, nomear, mexer, contribuir para nossa evolução. Aproveitando a descoberta do corpo criando uma ligação com os hábitos de higiene que demonstram suma importância em nosso cotidiano. Estes gestos simples como de lavar a mão antes e após as refeições, deixar a crianças a par dos cuidados que deve ter consigo mesma neutraliza inúmeras doenças que apresentam em nosso mundo que última mente anda tão poluído.  

“Os anos mais importantes para o desenvolvimento da criança são os primeiros seis anos se forma a estrutura da personalidade e a base da sua personalidade e a base de sua afetividade, em torno da imagem que ela faz de si mesma”. (Programa Fundo do milênio para primeira infância).

ü Objetivo geral: Conhecer as partes do corpo e criar hábitos de higiene.



Projeto: Páscoa e sua simbologia

Justificativa:

 Trabalhar está data comemorativa e por a par a turma de nossa cultura, sendo realizado também a interação do grupo com o meio social, dialogando sobre o real sentido da páscoa e sua simbologia elucidando os pequeninos socializando com o tema a assunto proposto.

“O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, vivido aos poucos, gradativamente, de modo que a criança acumule experiência e conhecimentos, inseridos e integrados ao meio que vive para que possa despertar e desabrochar suas capacidades e, assim, se realizar plenamente como pessoa”. (Elaine de Menezes Castro).

Objetivo Geral: Conhecer o significado da páscoa e seus símbolos.





Tema: junino
Justificativa:
No início do ano, temos carnaval, uma festa popular em que as pessoas se divertem. No mês de junho também temos, as festas Juninas que antigamente eram organizadas por religiosos homenageando os santos (Santo Antônio, São João Batista, São Pedro, São Paulo, São Pedro). Hoje em dia desligadas da religião fazem apenas parte do folclore Brasileiro, denominadas como festas populares Brasileiras sendo passadas as danças, os costumes, brincadeiras e vestimentas de pai para filho. Por ser esta data importância, demonstrando ser uma parte histórica de nossa origem, em quanto escola, devemos propagar não deixando cair no esquecimento parte de quem somos.
“O verdadeiro educador vê além da aparência. Ele precisa buscar no coração do aprendiz o que tem de mais verdadeiro, e de melhor”.
 (Ester Ratis de Santana).
Objetivo Geral: Valorizar a tradição das Festas Juninas.





                                            Projeto: Quero Brincar
Justificativa:

 Enquanto educadores, buscamos novas estratégias de atuação, entendendo a criança como um ser sócio histórica, que se relaciona com o mundo através de suas interações e experiências. Pensando nisso, resolvi fazer um projeto que se aborda as brincadeiras de roda, jogos e cantigas, buscando vivenciar o passado que a muito não é lembrado, com tantos brinquedos tecnológicos invadindo as prateleiras deixando a margem o faz de conta e inter-relação do eu com o outro. Desta forma oportunizando o aluno a desenvolver a compreensão da realidade, de suas capacidades, critica reflexiva, segundo de seu interesse e do grupo.
“É com o coração que se vê corretamente, o essencial é invisível aos olhos”. (Antoine Saint-Exupery).
Objetivo Geral: Estimular a criatividade e imaginação.





                                        Projeto:
Conhecendo o folclore na escola

Justificativa:
 É preciso resgatar nossa cultura, os nossos valores e garantir as tradições às outras gerações. Toda a manifestação e expressão do fazer humano, é  um mundo construído e recriando pela ação do ser humano, impresso nos mitos, nas lendas, nas crenças e nos valores. 
“Cada sociedade constrói sua identidade a partir da criação de um sistema de ideias e imagens, em que a espiritualidade e a materialidade se mostram através do imaginário social”.

·        Objetivo Geral: Despertar aos alunos interesse por nossas tradições;




                              PROJETO:
Brincando com as cores e as formas na escola

Justificativa: Descobrir um mundo que aparentemente para as crianças já está pronto, torna-se um processo complexo e muitas vezes desafiador. Por está razão, na observação da turma no interesse do grupo com a utilização das cores e nos rabiscos que se acentuam cada vez mais dando forma aos desenhos. Faz com que pensamos em um projeto que alcance a magnitude que é o desenvolvimento infantil. Projetando a descoberta, a experiência e o conhecimento. Orientando a turma, a nomear e identificar as formas e cores demonstrando estarem presente em todos os momentos de nossas vidas. E isso tudo iremos a prender e experimentar brincando!
“As crianças brincam com mais facilidade quando a outra pessoa pode e está livre para ser brincalhona”. (Donald Winnicott).

Objetivo Geral: Identificar as formas e as cores.




                                                      Projeto:
A Magia do Natal

Justificativa: “É preciso parar e deixar que espírito natalino reacenda em nossos corações que ficou adormecido no período de quase um ano”. (Rochelle Gonçalves). Está citação assemelha-se aos cartões de natal, mas é a mais pura verdade. E para isso temos que ir a fundo buscar o verdadeiro sentido de Natal, ou seja, o de solidariedade, paz, amor, união todos esses sentimentos e valores puros e sublimes que ano após ano é resgatado nesta data magnífica. Temos enquanto professores a obrigação de ensinar, mediar e levar até as crianças a importância desta data, envolvendo-os com o lúdico, levando-as a descobrir os símbolos natalinos e a perceber a grande importância desta data. Através das diferentes linguagens a oral, escrita, corporal, matemática, estética, plástica e musical. Respeitando a religiosidade de cada uma e o conhecimento prévio que adquiriram no seio familiar e escolar formal ou informalmente.


Objetivo Específico: Despertar a solidariedade na turma na tentativa de se colocar no lugar do outro de ser Cortez com o próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário