RESUMO
A
estatística no cotidiano escolar está presente em muitos momentos, quando se
avalia um aluno, quando fazemos relação de alunos desistentes, assíduos,
repetentes, em fim se tomar decisões, a estatística vai muito além de números
formulas e ou regra de três ela se mantém presente no cotidiano escolar desde a
primeira infância até a fase adulta tornando-se cidadãos críticos, informados, podendo
entender a demanda e crise do mundo para tomar decisões com base nas respostas
obtidas com a estatística.
Palavras-chave:
Estatística; Alunos; Escolas.
1
INTRODUÇÃO
A
estatística se apresenta com diversas formas apenas não nos damos conta o
quanto é importante, na educação infantil utilizamos a estatística quando
fazemos a chamada escolar fazemos a contagem de quantas crianças veio à aula
quantas faltaram coletamos dados importantes para a escola, nas brincadeiras
trabalhamos estatística de uma forma lúdica fácil e simples nos jogos onde a
proposta é classificar cores, tamanho, forma a criança classifica fazendo uma
média através da amostra de cada peça de jogo chegando a um resultado. Além de
estimular o raciocínio lógico estabelece interação com o mundo de faz de conta.
Outro
exemplo é nas atividades de classificação onde o aluno tem que pintar os três
peixinhos o médio o grande e o pequeno, As cores são: azul, amarelo e vermelho
realiza com tanta destreza e atenção
que mal conseguimos acreditar que foi feito por crianças de 3 a 4 anos de
idade.
“Seguindo
este raciocínio e certo dizer que a estatística apesar de não ser abordada nas escolas
de forma correta e aceitável traz contribuições positivas no desenvolvimento
lógico matemático e percepção do mundo a sua volta”. (O AUTOR).
“Numa
sociedade onde a informação faz cada vez mais parte do dia-a-dia da maioria das
crianças, onde grandes quantidades de dados fazem parte da realidade quotidiana
das sociedades ocidentais, importa que as crianças, desde logo, consigam
coligir, organizar, descrever dados de forma a saberem interpretá-las e, com
base nelas, tomarem decisões”. (CARVALHO, 2001, PP. 29-30).
Nunca
se pensou estatística de formas tão peculiar como se pensa hoje com tantas
tecnologias e o mundo tão expostos como anda nos últimos tempos e as crianças
desbravando o conhecimento cada vez mais cedo com tão pouca maturidade para
isso a orientação de qualificar, classificar, tomar decisões é essencial estar
presente nas escolas, ou melhor, nas salas de aula, desde a primeira infância,
pois partindo dos primeiros anos que a criança entra no processo de aquisição
da construção da personalidade e através de informações estatísticas que aprende
a tomar decisões.
2
A ESTATÍSTICA VILÃ OU HEROINA
Para
muitos alunos a estatística é vista como uma grande vilã por terem dificuldade
em resolver o cálcula, mas este grande problema atribui-se a matemática na
deficiência que se apresenta nas quatro operações o aluno por motivo de
vergonha não buscou esclarecimento com o professor ou não foi atendido no
momento em que buscou ajuda optando por ser um aluno aterrorizado pela a
matemática interferindo para o entendimento dos conceitos estatísticos.
Não
sanada esta dificuldade o aluno chega à idade adulta usando calculadora para
todo o que for fazer, no ensino superior opta fazer uma área na faculdade onde
não encontre a matemática nas disciplinas nem uma fórmula e cálculo.
Mas
estudar estatística não é totalmente penoso ter um bom raciocínio estatístico pode
contribuir no ensino da matemática: Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais:
“Ensinar matemática nas séries iniciais do
ensino fundamental (1ª a 4ª séries) deve-se despertar
na criança o espírito de investigação e organização de dados buscando
desenvolver habilidades de leitura e interpretação de informações já
organizadas em gráficos e tabelas, de coleta e organização de informações em
tabelas e gráficos e de produção de textos para a sua interpretação. De 5ª a 8ª
no tratamento da informação a análise de gráficos e tabelas fica mais apurada,
levando os alunos a fazer previsões e estabelecer relações entre acontecimentos”.
A partir do momento que aprendemos
e entendemos os conceitos estatísticos passamos a ler melhor o mundo, até na
interpretação da previsão do tempo em um jornal torna-se simples a linguagem
das figuras, números, cores e gráficos. Interpretamos melhor a medida da
receita do bolo, Compreendemos a posologia do remédio ou o que um palestrante
de economia diz. Fazemos as compras de forma consciente sabemos o que estamos
comprando e quanto vamos gastar aprender estatística amplia nossos horizontes,
aumenta nosso ego em saber que não somos mais o patinho feio da história.
3 COMO ENSINAR ESTATÍSTICA
Como já
falado a estatística sempre foi o temor para muitos alunos a creditando que o
problema esteja na forma de que se
ensina estatística: Nos dias de hoje com a disponibilidade de computadores
e programas computacionais, que permitem uma interatividade muito maior, nas
salas de aula fazendo experiências práticas, brincadeiras tornando aprendizagem
dinâmica, fugindo do antiquado método folhas, livros sentados na cadeira
esperando que algum colega faça uma pergunta que seja a mesma você tem dúvida
mas que não teve coragem de perguntar.
No ensino
superior carência de recursos para a educação ainda está presente impedir de
abandonar totalmente o método tradicional, mas não nos impede de agregar a ele
outras metodologias que tornem mais simples e rápido o aprendizado de muitos
conceitos.
4
CONCLUSÃO
Como
vimos estatística não é tão ruim podemos perceber que podemos tirar proveito de
uma disciplina tão complexa, ela ocupa um lugar de grande importância no
currículo escolar destaca-se por não ser mais uma matéria em nossos cadernos a
estatística é realmente uma preparação para a vida.
Se
de alguma forma poderemos aprender estatística de uma forma mais simples ou
divertida não teremos tantas desistências escolar ou alunos insatisfeito
consigo por sentirem-se inúteis em não saber calcular algo que a base e as
quatro operações e interpretação de texto.
Estatística
no cotidiano escolar só tem a somar na formação de alunos sejam eles adultos ou
crianças deve-se incluir estatística cada vez mais cedo para o aluno ir se adaptando
e se entrosando com esta disciplina que realmente e uma formação para vida.
5 REFERÊNCIA
Disponível
em: http://www.google.com.br/EM:RESUMO
EPEM. Acesso em: 17 de Out.2009
Disponível
em:http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss01_01.pdf
Acesso em: 16 de Out.2009
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