sexta-feira, 21 de março de 2014

A EDUCAÇÃO DE ESTATÍSTICA NAS ESCOLAS



RESUMO
A estatística no cotidiano escolar está presente em muitos momentos, quando se avalia um aluno, quando fazemos relação de alunos desistentes, assíduos, repetentes, em fim se tomar decisões, a estatística vai muito além de números formulas e ou regra de três ela se mantém presente no cotidiano escolar desde a primeira infância até a fase adulta tornando-se cidadãos críticos, informados, podendo entender a demanda e crise do mundo para tomar decisões com base nas respostas obtidas com a estatística.
Palavras-chave: Estatística; Alunos; Escolas.

1 INTRODUÇÃO
A estatística se apresenta com diversas formas apenas não nos damos conta o quanto é importante, na educação infantil utilizamos a estatística quando fazemos a chamada escolar fazemos a contagem de quantas crianças veio à aula quantas faltaram coletamos dados importantes para a escola, nas brincadeiras trabalhamos estatística de uma forma lúdica fácil e simples nos jogos onde a proposta é classificar cores, tamanho, forma a criança classifica fazendo uma média através da amostra de cada peça de jogo chegando a um resultado. Além de estimular o raciocínio lógico estabelece interação com o mundo de faz de conta.
Outro exemplo é nas atividades de classificação onde o aluno tem que pintar os três peixinhos o médio o grande e o pequeno, As cores são: azul, amarelo e vermelho realiza com tanta destreza e atenção que mal conseguimos acreditar que foi feito por crianças de 3 a 4 anos de idade.
“Seguindo este raciocínio e certo dizer que a estatística apesar de não ser abordada nas escolas de forma correta e aceitável traz contribuições positivas no desenvolvimento lógico matemático e percepção do mundo a sua volta”.  (O AUTOR).
“Numa sociedade onde a informação faz cada vez mais parte do dia-a-dia da maioria das crianças, onde grandes quantidades de dados fazem parte da realidade quotidiana das sociedades ocidentais, importa que as crianças, desde logo, consigam coligir, organizar, descrever dados de forma a saberem interpretá-las e, com base nelas, tomarem decisões”. (CARVALHO, 2001, PP. 29-30).
Nunca se pensou estatística de formas tão peculiar como se pensa hoje com tantas tecnologias e o mundo tão expostos como anda nos últimos tempos e as crianças desbravando o conhecimento cada vez mais cedo com tão pouca maturidade para isso a orientação de qualificar, classificar, tomar decisões é essencial estar presente nas escolas, ou melhor, nas salas de aula, desde a primeira infância, pois partindo dos primeiros anos que a criança entra no processo de aquisição da construção da personalidade e através de informações estatísticas que aprende a tomar decisões.
2 A ESTATÍSTICA VILÃ OU HEROINA
Para muitos alunos a estatística é vista como uma grande vilã por terem dificuldade em resolver o cálcula, mas este grande problema atribui-se a matemática na deficiência que se apresenta nas quatro operações o aluno por motivo de vergonha não buscou esclarecimento com o professor ou não foi atendido no momento em que buscou ajuda optando por ser um aluno aterrorizado pela a matemática interferindo para o entendimento dos conceitos estatísticos.
Não sanada esta dificuldade o aluno chega à idade adulta usando calculadora para todo o que for fazer, no ensino superior opta fazer uma área na faculdade onde não encontre a matemática nas disciplinas nem uma fórmula e cálculo.
Mas estudar estatística não é totalmente penoso ter um bom raciocínio estatístico pode contribuir no ensino da matemática: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
“Ensinar matemática nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) deve-se despertar na criança o espírito de investigação e organização de dados buscando desenvolver habilidades de leitura e interpretação de informações já organizadas em gráficos e tabelas, de coleta e organização de informações em tabelas e gráficos e de produção de textos para a sua interpretação. De 5ª a 8ª no tratamento da informação a análise de gráficos e tabelas fica mais apurada, levando os alunos a fazer previsões e estabelecer relações entre acontecimentos.
A partir do momento que aprendemos e entendemos os conceitos estatísticos passamos a ler melhor o mundo, até na interpretação da previsão do tempo em um jornal torna-se simples a linguagem das figuras, números, cores e gráficos. Interpretamos melhor a medida da receita do bolo, Compreendemos a posologia do remédio ou o que um palestrante de economia diz. Fazemos as compras de forma consciente sabemos o que estamos comprando e quanto vamos gastar aprender estatística amplia nossos horizontes, aumenta nosso ego em saber que não somos mais o patinho feio da história.
3 COMO ENSINAR ESTATÍSTICA
Como já falado a estatística sempre foi o temor para muitos alunos a creditando que o problema esteja na forma de que se ensina estatística: Nos dias de hoje com a disponibilidade de computadores e programas computacionais, que permitem uma interatividade muito maior, nas salas de aula fazendo experiências práticas, brincadeiras tornando aprendizagem dinâmica, fugindo do antiquado método folhas, livros sentados na cadeira esperando que algum colega faça uma pergunta que seja a mesma você tem dúvida mas que não teve coragem de perguntar.
No ensino superior carência de recursos para a educação ainda está presente impedir de abandonar totalmente o método tradicional, mas não nos impede de agregar a ele outras metodologias que tornem mais simples e rápido o aprendizado de muitos conceitos.
4 CONCLUSÃO
Como vimos estatística não é tão ruim podemos perceber que podemos tirar proveito de uma disciplina tão complexa, ela ocupa um lugar de grande importância no currículo escolar destaca-se por não ser mais uma matéria em nossos cadernos a estatística é realmente uma preparação para a vida.
Se de alguma forma poderemos aprender estatística de uma forma mais simples ou divertida não teremos tantas desistências escolar ou alunos insatisfeito consigo por sentirem-se inúteis em não saber calcular algo que a base e as quatro operações e interpretação de texto.
Estatística no cotidiano escolar só tem a somar na formação de alunos sejam eles adultos ou crianças deve-se incluir estatística cada vez mais cedo para o aluno ir se adaptando e se entrosando com esta disciplina que realmente e uma formação para vida.

 5 REFERÊNCIA
 Disponível em: http://www.google.com.br/EM:RESUMO EPEM. Acesso em: 17 de Out.2009
Disponível em:http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss01_01.pdf Acesso em: 16 de Out.2009




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