RESUMO
Este paper tem por
finalidade conhecer e relatar um pouco das práticas que fundamentam educação
infantil, quais seus pensadores que contribuíram para os avanços nesta área que
até então era tão pouco lembrada e falada aqui abordarei a teoria Montessoriana
e a de Freint que na atualidade suas técnicas são utilizadas e muitos educadores
nem sabem quem as criou estes pensadores merecem crédito e nosso respeito
também.
1 INTRODUÇÃO
Como sabemos a educação infantil
surgiu em meados do sec.XVI e não parou mais de crescer com o surgimento de teóricos
pedagogos estudiosos que doaram as suas vidas para o estudo da criança e suas
grandes descobertas marcaram a nossa história como a nossa grande educadora
italiana chamada Maria de Montessori e o Frances Celéstin Freinet.
A teoria de Maria de
Montessori que acreditava no intuito de desenvolver a inteligência para ela a educação
começavam antes mesmo de seu nascimento, (0 a 6) anos a criança inicia seu
desenvolvimento tendo sempre um ambiente motivador para exploração.
Já a de Freint a
pedagogia tinha que ser sempre aliada à estimulação, a capacidade de expressão
e de criação para ele a criança era o centro de suas pesquisas este era o
objetivo de suas teorias estimular era a chave de tudo.
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PEDAGOGIA MONTESSORIANA
Figura - MARIA DE MONTESSORI
FONTE: Site Centro Ref. Educação
Na metodologia Montessoriana a
criança tem a liberdade de escolha, ou seja, ela pode escolher o material que
será utilizado, este exige concentração e cooperação a sua pedagogia influencia
a criança a interagir com o que lhe der vontade é a pedagogia do espírito na
harmonia e interação de forças corporais aliadas a inteligência, corpo e
vontade, muitas são as escolas que utilizam este método quem nunca fez em sua
salinha uma atividade semelhante de encher uma caixa com diversos objetos e dar
para seus alunos manipularem, testarem e observarem.
Fazendo
uma co-relação a este trabalho exercido nas escolas muito já utilizamos, mas
não nos damos conta quanto à utilização de texturas, sólidos, matérias e objetos
de varias formas e tamanho na educação infantil como, por exemplo: caixas para
abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de
formas e espessuras diferentes, autocontrole para manipular todas elas com
destreza. Segundo o Centro de Referência
Educacional:
“O Material
Dourado é um dos materiais criado por Maria
Montessori. Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração,
inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, é
composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez
placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de
grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adisão,
da subtração, da multiplicação e da divisão”.
3 CELÉSTIN FREINET
Celéstin Freinet foi um grande educador popular assim como
nós professores de escolas públicas e centros comunitários seu olhar era para
as crianças de pais com pouco poder aquisitivo ele defendia a idéia das aulas
passeios eram aulas expositivas, mas com um caráter pedagógico a finalidade não
era a de apenas passear e sim de aprender nos lugares aonde passeavam foi ele o
responsável pela correspondência interescolar, ou seja, as crianças escreviam
os passeios que faziam seus sonhos e anseios em forma de carta e após isso
trocavam entre elas e outras de escolas diferentes.
Esta idéia se propagou, pois, hoje
utilizamos de maneira lúdica para escrever a carta do Papai Noel para o dia do
amigo entre outros e nas Escolinhas são feitos muitos passeios com finalidades
pedagógicas. Segundo o site pedagogia tripod:
”Freinet
possuía um sonho: transformar a educação (...) formar um homem mais livre, mais
autônomo e mais responsável. Um homem que tenha condições de contribuir na
transformação da sociedade. Assim (...) conhecer a natureza e dar consciência (...)
procurar dar-lhes instrumentos necessários que o auxilie no desenvolvimento
eficiente de suas tarefas sociais
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CONCLUSÃO
As idéias aqui
descritas são sem dúvidas atuais e trouxeram uma grande evolução na educação
infantil muitos dos conceitos destes grandes pensadores são até hoje usados
sendo assim percebemos que a educação é importante em todas as faixas etárias
não existe a expressão cedo ou tarde demais para aprender e sim no vocabulário
deve existir vontade de aprender e ensinar respeitando as diferenças sem
humilhar, excluir ou classificar está ou aquela classe social e sim tratar como
igual e democrática como o pensamento de Freinet de transformar uma classe
democrática e como nos provou Montessori utilizando a mesma técnica com as
crianças ditas anormais para as normais isso nada mais prova que todos somos
iguais.
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REFERÊNCIA
CENTRO DE REFERÊNCIA EDUCACIONAL Disponível em:< http://www.centrorefeducacional.com.br/montesso.html
Acesso em:19 >ago. 2009
CÉLESTIN FREINET Disponível
em:< http://pedagogia.tripod.com/infantil/freinet.htm
> Acesso em 21 ago. 2009
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