sexta-feira, 21 de março de 2014

AS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM A EDUCAÇÃO (NOSSOS PENSADORES)


RESUMO
Este paper tem por finalidade conhecer e relatar um pouco das práticas que fundamentam educação infantil, quais seus pensadores que contribuíram para os avanços nesta área que até então era tão pouco lembrada e falada aqui abordarei a teoria Montessoriana e a de Freint que na atualidade suas técnicas são utilizadas e muitos educadores nem sabem quem as criou estes pensadores merecem crédito e nosso respeito também.
1 INTRODUÇÃO      
           Como sabemos a educação infantil surgiu em meados do sec.XVI e não parou mais de crescer com o surgimento de teóricos pedagogos estudiosos que doaram as suas vidas para o estudo da criança e suas grandes descobertas marcaram a nossa história como a nossa grande educadora italiana chamada Maria de Montessori e o Frances Celéstin Freinet.       
A teoria de Maria de Montessori que acreditava no intuito de desenvolver a inteligência para ela a educação começavam antes mesmo de seu nascimento, (0 a 6) anos a criança inicia seu desenvolvimento tendo sempre um ambiente motivador para exploração.
Já a de Freint a pedagogia tinha que ser sempre aliada à estimulação, a capacidade de expressão e de criação para ele a criança era o centro de suas pesquisas este era o objetivo de suas teorias estimular era a chave de tudo.
2 PEDAGOGIA MONTESSORIANA
           
Figura - MARIA DE MONTESSORI
FONTE: Site Centro Ref. Educação
           
            Na metodologia Montessoriana a criança tem a liberdade de escolha, ou seja, ela pode escolher o material que será utilizado, este exige concentração e cooperação a sua pedagogia influencia a criança a interagir com o que lhe der vontade é a pedagogia do espírito na harmonia e interação de forças corporais aliadas a inteligência, corpo e vontade, muitas são as escolas que utilizam este método quem nunca fez em sua salinha uma atividade semelhante de encher uma caixa com diversos objetos e dar para seus alunos manipularem, testarem e observarem.

            Fazendo uma co-relação a este trabalho exercido nas escolas muito já utilizamos, mas não nos damos conta quanto à utilização de texturas, sólidos, matérias e objetos de varias formas e tamanho na educação infantil como, por exemplo: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes, autocontrole para manipular todas elas com destreza. Segundo o Centro de Referência Educacional:
“O Material Dourado é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adisão, da subtração, da multiplicação e da divisão”.

3 CELÉSTIN FREINET
            Celéstin Freinet foi um grande educador popular assim como nós professores de escolas públicas e centros comunitários seu olhar era para as crianças de pais com pouco poder aquisitivo ele defendia a idéia das aulas passeios eram aulas expositivas, mas com um caráter pedagógico a finalidade não era a de apenas passear e sim de aprender nos lugares aonde passeavam foi ele o responsável pela correspondência interescolar, ou seja, as crianças escreviam os passeios que faziam seus sonhos e anseios em forma de carta e após isso trocavam entre elas e outras de escolas diferentes.
            Esta idéia se propagou, pois, hoje utilizamos de maneira lúdica para escrever a carta do Papai Noel para o dia do amigo entre outros e nas Escolinhas são feitos muitos passeios com finalidades pedagógicas. Segundo o site pedagogia tripod:
 ”Freinet possuía um sonho: transformar a educação (...) formar um homem mais livre, mais autônomo e mais responsável. Um homem que tenha condições de contribuir na transformação da sociedade. Assim (...) conhecer a natureza e dar consciência (...) procurar dar-lhes instrumentos necessários que o auxilie no desenvolvimento eficiente de suas tarefas sociais
4 CONCLUSÃO
As idéias aqui descritas são sem dúvidas atuais e trouxeram uma grande evolução na educação infantil muitos dos conceitos destes grandes pensadores são até hoje usados sendo assim percebemos que a educação é importante em todas as faixas etárias não existe a expressão cedo ou tarde demais para aprender e sim no vocabulário deve existir vontade de aprender e ensinar respeitando as diferenças sem humilhar, excluir ou classificar está ou aquela classe social e sim tratar como igual e democrática como o pensamento de Freinet de transformar uma classe democrática e como nos provou Montessori utilizando a mesma técnica com as crianças ditas anormais para as normais isso nada mais prova que todos somos iguais.
5 REFERÊNCIA      
CENTRO                      DE                            REFERÊNCIA                               EDUCACIONAL  Disponível em:< http://www.centrorefeducacional.com.br/montesso.html Acesso em:19 >ago. 2009


CÉLESTIN FREINET Disponível em:< http://pedagogia.tripod.com/infantil/freinet.htm > Acesso em 21 ago. 2009  

Nenhum comentário:

Postar um comentário