RESUMO
Este paper fala sobre a importância da Educação
Infantil e como a Infância era vista desde as épocas mais remotas do respeito
que temos que ter pela a vida, das mudanças de comportamento da sociedade do
papel da educação de orientar e abrigar este pequeno ser frágil e inocente o
qual precisa tanto de nós.
Palavras-chave: Metas; Políticas;
Mercados.
Na pré-história não existia nem um modelo de educação infantil onde
pudesse rumar aprendizagem das crianças, no ponto de vista formal como
currículos fixos ou preestabelecidos era inexistente a única forma era a
educação difusa ou pelo o modelo da imitação. Ou seja, As crianças participavam
do cotidiano de seu grupo das atividades ali vivenciadas e assim aprende os
ofícios daquele grupo, as artes, ritos e
cultos perpetuando o elo de ligação entre os outros indivíduos.
Nessas comunidades as crianças aprendem imitando os adultos em suas
atividades diárias e nas cerimônias de rituais não havendo escolas e nem
professores para passar conhecimento este era passado de pai para filho
experiências único de dia após dia.
Os adultos ao contrário de nossos tempos de hoje demonstravam muita
paciência com as crianças respeitam a sua individualidade e ritmo próprio de
aprendizagem levando a criança a ter uma percepção de mundo mais aguçada
aumentando as suas habilidades e o auto-conhecimento de si e de seus
ancestrais.
Como se percebe até na pré-história já se respeitava o ser criança os
homens da época ditos com irracionais que somente agiam por instinto como
animais selvagem sendo a sua primeira necessidade a de sobrevivência contrário
a isso demonstram que a sua cria (filhos) seus valores e práticas também eram uma preocupação de primeira instância.
Seguindo este parâmetro a educação infantil foi propagada, redefinida e
aprimorada ao longo dos séculos até os dias de hoje com uma única diferença o
homem irracional se desenvolveu tornando-se um ser racional, mas seu pensamento
intelectual em relação ás crianças a infância e educação infantil foram para
alguns desvalorizadas, tendo uma visão
otimista de não todos somente parte dele acabou perdendo valores adquiridos por
vários séculos de desenvolvimento tornando-se um ser racional com atitudes
perversas com o seu próprio semelhante e principalmente com a criança a mercê
da sorte e da nossa boa vontade.
2 A
EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Considera-se como educação infantil período escolar
em que se atende criança ( 0 a 6 ) anos de idade neste período as crianças são
estimuladas pedagogicamente através de atividades lúdicas e jogos desenvolvendo
suas capacidades motoras, afetivas, intelectuais, possibilitando interagir se
relacionar com outras crianças criando um ambiente próprio para o
desenvolvimentos de suas necessidades o preparando para idade escolar básica
pelo o processo de letramento.
A educação Infantil no
Brasil foi a que mais cresceu nesses últimos anos apesar de todos os avanços o
percentual de atendimento é pequeno, pois o Brasil está em desvantagem em
relação aos outros países por exemplo: O Caribe é o melhor dos países em desenvolvimento,
está vantagem é um fato histórico se olharmos para atrás havia creches na
Europa desde o séc. XVIII e Jardins de Infância desde o Séc. XIX, no Brasil
surgiram no Séc. XX esse contexto está se modificando de acordo com o portal do
MEC.
“A Secretaria de Educação Básica zela pela
educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o
caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável
para o exercício da cidadania”.
Por tanto as
instituições de educação se empenham para construir uma escola dinâmica nos
aspectos acima descritos uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável,
onde se abriga crianças com o intuito apenas de brinca deve ser um espaço
estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados
para acompanhar a criança nesse processo intenso nesse cotidiano de descobertas
e de crescimento fatos estes que no Sec. XVIII não eram lembrados que pouco
importava com a grande descoberta da infância de Jean Jacques Rosseuau as
crianças deixaram de serem vistas como um adulto em miniatura e passaram a ser
vistas como seres individuais com suas
próprias idéias e necessidades.
Com essas grandes
contribuições é difícil imaginar que a infância não possa ser respeitada com
idéias e leis tão bem escritas e claras a segurando e amparando a criança de
todo o tipo de exploração.
3 A INFÂNCIA EM
NOSSAS VIDAS
A infância é uma palavra tão pequena e tão complexa de se
definir e compreender apenas sabemos que uma face da vida inocente onde a
fantasia, a magia é intensa a capacidade de aceitar ou de perdoar é tão simples
e normal, está essência deveria permanecer durante toda a existência do ser
humano.
Sabe-se que tem várias concepções de infância na literatura
este ser frágil e afetivo nem sempre foi reconhecido como merecedor de atenção,
nos tempos de hoje, nos meios de comunicação há tantas divulgações que tratam
do bem estar do menor que nos ensina como lidar com a criança e como é
percebido o mundo com a ótica delas, a informação é explícita quase não
conseguimos entender o porquê acontece maus tratos com o infante, algumas vezes
a imprensam que dá é que todo o progresso que tivemos para alguns foi esquecido
por muitos os maus tratos com a criança causam traumas para a vida toda, o
crime de roubar a infância de uma criança com abusos físico ou mental e ou afetivo são
irreparáveis o ser humano que provoca tal brutalidade fazendo uma comparação
com os tempos primórdios da pré-história como cita na introdução o homem dito
como irracional tratava melhor está questão da infância do que nos tempos
atuais assim sendo cabe a nós olhar para atrás e repensar quem é o ser animal
irracional o Homo Sapiens Sapiens ou o Homen
tecnológico que não respeita seu semelhante de acordo com essa comparação
apesar de tantos avanços a mentalidade do povo não muda e por essa razão ainda
leremos nas literaturas fatos semelhantes da história antiga. De acordo com a
Wikipédia a enciclopédia livre:
“
Muitas crianças principalmente
em países subdesenvolvidos experimentam diversos problemas como alimentação
reduzida ou desequilibrada desnutrição,
trabalho infantil, ausência de habitação”.
4
CONCLUSÃO
Bem sabemos que Educação Infantil e Infância
caminham juntas ao longo dos tempos só tiveram a progredir. A Educação Infantil
tornou-se vital para auxiliar no desenvolvimento infantil e no crescimento da
sociedade tornou-se um caminho que aborda diversos conteúdos contribuindo para
os educadores possibilidade de despertar nas crianças sensibilidade e
sabedoria, quanto a Infância é um momento de descobertas e de aprendizagem em
que construímos e definimos a personalidade da criança por tanto não se pode
fechar os olhos e simplesmente ignorar cuidar do bem estar infantil é um dever
dos pais, mestres do governo e do estado.
A cada vez que nos depararmos com uma criança penando nas ruas e
ignorá-las estaremos ignorando a nós mesmos nossa sociedade está doente e para
curá-la somente a educação.
5 REFERÊNCIA:
PORTAL DO MEC
.disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=35>.Acesso
em:02 julho. 2009.
GOOGLE.Wikipédiainciclopídialivre.Disponível
em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a>.
Acesso em:29 junho 2009.
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