RESUMO
É importante que professor de as crianças todos os subterfúgios
possíveis para construir todas as relações entre os objetos no seu ambiente
escolar na hora das brincadeiras leva-lo a agrupar objetos por semelhanças,
classificações simples e em série, comparar tamanho, fazendo a construção do
seu pensamento lógico-matemático o ajudando a encontrar soluções sem ajuda
formando seu próprio conceito tendo início a sua própria autonomia de suas
atitudes e resoluções do seu pensar.
Palavras-Chave: Autonomia; Pensamento Lógico-Matemático, Crianças.
1 INTRODUÇÃO
Para se trabalhar matemática na educação infantil é necessário dar-lhes diversos
materiais como, por exemplo, jogos de blocos, de montar de vários tamanhos
pequeno, médio, grande com várias formas redondo, quadrado, triangular, cores, etc.
A partir daí eles vão fazendo um exercício que é bastante difícil que é o
de pensar tendo autonomia de suas ações e criações. De acorda com o dicionário
do Google diz que Autonomia é a:
“Capacidade de fazer as coisas
independentemente, por si só”.
E dando ênfase no que diz, é
importante dar-lhes está oportunidade, respeitando o que já se sabe para se
colocar o conhecimento matemático em ação, deve-se estimular e construir suas
bases matemáticas, estabelecer relações necessitando resolver problemas
impostos pela sociedade.
A prender números é mais que aprender a contar é a exploração da
matemática conjunção de uma grande variedade de idéias, desenvolverem na
criança curiosidade de modo ela vir perceber outras formas a realidade. A
matemática tem um papel muito bonito que é o desenvolver o pensamento-lógico
matemático e da autonomia da criança.
O pensamento lógico matemático e fruto de construções internas da mente
de cada um de nós é o pensamento por si só sem copiado ou influenciado por
ninguém, fazendo uma relação os números é uma construção da mente humana é a
abstração a partindo do objeto físico, mas não sem fazer parte do objeto faz
parte do universo das relações. Para a
criança se relacionar bem com a matemática é necessário fazer todas as relações
entre os objetos dados a ela se é igual, diferente, maior e menor. É o que fala
o site Arte Pedagógica na citação abaixo.
"A aritmética não vem de livros, nem de explicações do professor,
mas de cada pensamento das crianças, à medida que aritmetizam logicamente a
realidade". (Constance Kamii)
Ninguém aprende a fazer contas nos livros se aprende a fazer as formas, a
contabilidade se aprende através do raciocínio da lógica que se faz através do
pensamento contínuo, a lógica-matemática é útil também nas relações do
dia-a-dia no mundo de hoje apenas se estabelece em um emprego ou na carreira
profissional quem se destaca através do raciocínio rápido vendo por este ângulo
a lógico-matemático é venérea não devendo ser apenas vista como o terror das
salas de aula.
Segundo Constance Kamii aritmética requer participação ativa mental e
autônoma da criança eliminando a instrução tradicional de aritmética na 1ª
série e substituí-las por dois tipos de atividades: situações diárias de sala
de aula e jogos em grupos.
"O número a criança constrói com sua estrutura mental; não é algo
aprendido do meio ambiente".
Tense que decorar as formas a representação gráfica de cada numeral este
é um exercício que as crianças fazem tão bem que nem sente ainda mais quando
gostam isso depende de como a matemática é apresentada para as crianças, uma
forma divertida de realizar é através de jogos.
2CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
(...) Desenvolvimento lógico-matemático
relacionado à afetividade como estímulo para a construção das estruturas
cognitivas. O desejo positivo inconsciente tende a impulsionar um determinado
repertório de emoções que integram a aprendizagem dando sentida a ação do
aprendiz, restabelecendo as sinapses proporcionando satisfação na articulação
dos esquemas cognitivos. Ao contrário, pode levar a problemas de aprendizagens,
baixa auto-estima, entre outros transtornos. Portanto é preciso ter consciência
que o ser humano passa por fases de desenvolvimentos em tempos individuais e
que a aprendizagem acontece desde o seu nascimento até o fim da vida do ser
humano, e este processo de aprender envolve situações afetivas, sociais e
biológicas, que devem ser conhecidas pelo ensinante para que possa encontrar
subsídios nas teorias pedagógicas ou nos processos práticos para atingir o
objetivo que é levar à criança a apropriação do conhecimento com liberdade de
pensamento. ( Bolognese )
O desenvolvimento cognitivo é um fator muito importante no crescimento
intelectual, pois é essas conexões que cooperam para a autonomia do pensamento
a forma de realizar as atividades propostas ou impostas pelas as educadoras sem
necessidade de ajuda para a resolução. A todo o momento estamos aprendendo,
porém na época da infância aprende-se com mais facilidade na juventude a
aprendizagem ainda é sem dificuldade e na face adulto que tudo fica difícil
devido a jornada longa de trabalho e o stress diário, desenvolvendo na velhice
maior dificuldade devido o enfraquecimento neuro-hormonal e algumas vezes
herança genética.
3 CONCLUÇÃO
É crescente a dificuldade do conhecimento matemático, estudos relatam que
o problema pode estar no estabelecimento de relações positivas quanto ao
ensino, na transmissão mecânica em vez de significativa, deixando de
privilegiar a investigação e a reflexão, portanto é importante lembrar que para
a resolução desta dificuldade o ensino do número
deveria encorajar a criança a colocar todos os tipos de coisas em todas as
espécies de relações.
Pois agindo intensamente sobre os objetos em
atividades como quantificar coleções significativas para ela que a criança
poderá ir progressivamente construindo a estrutura do número que é da base para
todo o conhecimento lógico-matemático.
Quanto a Autonomia desenvolver, é o que se procura fazer ao
trabalhar situações significativas, através de problemas do dia a dia e de
jogos.
4 REFERÊNCIA:
Arte Pedagogica:Disponível
em: <http://artepedagogica.blogspot.com/2007/11/construo-do-pensamento-lógico-matemática.html>.Acesso
em:05 abril 2009
Googlehttp://www.google.com.br. Acesso em: 04
abril. 2009
Construção DO Conhecimento Lógico Matemática: Disponível em: <http://www.eduk.com.br/?q=node/76
Acesso em: 06 Abril 2009
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