sábado, 22 de março de 2014

PROJETO DE LETRAMENTO NA ESCOLA




A finalidade deste projeto é de apresentar a proposta de trabalho a ser desenvolvida pela a Oficina de Letramento, do Projeto “Mais Educação”, na escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira, durante este semestre.


  1. Justificativa
Enquanto educadores buscamos novas estratégias de atuação, entendendo que a Literatura e Português caminham juntos, por meio destas, fazendo com que o aluno adquira gosto pelas letras e palavras a fim de produzir sua própria Literatura, dando voz e oportunidade visando com que no futuro peguem as redias de suas vidas, que tenham pensamento crítico, favorecendo suas escolhas diante de tanta adversidade. Através das ferramentas que lhes serão fornecidas ao longo do semestre na utilização da ética, do respeito mútuo, do lúdico e valores. Tudo isso numa fusão de conceitos, textos, poesias, teatro, contos, música e gramática. Partindo do princípio de que escrever bem se deve ler bem, nas atividades, o uso do bom e velho dicionário. Tudo será feito através das estratégias acima citadas.

“É preciso colocar sentimento e esperança no ato de educar e é isto que nos faz sensíveis ao que está a nossa volta. É o sentimento que nos une às coisas e nos envolve com as pessoas, tornando-nos coautores desse processo de viver e viver bem”. (Ester Ratis).


  1. Objetivo Geral
Ø  Oportunizar a turma de conhecer novas Literaturas, músicas e filmes de fundo moral, valores e sentimentos. Ampliando seus conhecimentos e horizontes retirando-os e resgatando-os do mundo que conhecem trazendo cores, luz e brilho para seu cotidiano.

  1. Objetivo Específico
Ø  Ampliar os horizontes;
Ø  Aprender à gramática e produção de textos;
Ø  Trabalhar em grupo;
Ø  Conhecer  gêneros literários;
Ø  Socializar com o grupo novas descobertas e experiências;
Ø  Valorizar o trabalho em grupo;
Ø  Promover a liberdade de expressão;
Ø  Confraternizar com a comunidade escolar através de Saraus e manifestações artístico-intelectual, filosofia diante da oportunidade de ser ouvido.

  1. Metodologia
Ø  Diálogo sobre o assunto em questão;
Ø  Leitura de livros e revistas individual e coletivamente;
Ø  Músicas clássicas e filmes que passem valores;
Ø  Trabalhos artísticos através de recorte e colagem;
Ø  Dinâmicas, brincadeiras lúdicas e em grupo;
Ø  Utilização de verbos e coerências nos textos, no diálogo;
Ø  Aprender a utilização do dicionário.

Cronograma de Ações

Os mesmos assuntos serão trabalhados com as turmas de 1 a 9 ano, o tempo de aprendizagem de cada um será respeitado, levando em consideração as potencialidades a ser desenvolvida nos níveis escolares citados a cima. Após cessar o assunto e as atividades trabalhadas dar-se-á início ao um novo conteúdo enfatizando a proposta de ensino de dar voz através da escrita aos alunos. Utilizando as seguintes formas poemas, sonetos, contos, história em quadrinhos, charges, música, filmes, teatro e tudo mais que despertar a curiosidade e interesse do grande grupo citado.

  1. Conteúdos
Ø  Leitura de diferentes gêneros literários;
Ø  Ortografia;
Ø  Gramática;
Ø  Elaboração de textos;
Ø  Confecção de um dicionário com as diferentes palavras da língua Brasileira;
Ø  Trabalhar a ludicidade através de paródias feitas pelos alunos.
Ø  Produção textual.
Ø  Organização de Saraus quinzenalmente;
Ø  Elaboração de um livro com contos e ou poesias o qual o título será escolhido com o grande grupo;
Ø  Composição de uma música;
Ø  Passeio a uma Editora, ao Museu de História Natural, a uma Gravadora, ao um Estúdio de filmagem, a um Ateliê de Pintura e ou Artesanato.

  1. Recursos

Ø  Livros, revistas e jornais de diferentes Literaturas;
Ø  Músicas diversas;
Ø  Filmes;
Ø  Cadernos e folhas;
Ø  Lápis e hidrocor;
Ø  Tesoura e cola;
Ø  Rádio;
Ø  Dança;
Ø  Brincadeiras;
Ø  Dinâmicas em geral;
Ø  Uso de uma agenda.

  1. Avaliação
Será realizada através da participação e envolvimento do grupo. Também através de diálogo respeitando a primícia de dar voz aos envolvidos no projeto aqui descrito. E registros através de questionários respondidos pelos alunos.



Lista de filmes:
Ø  Homens de Honra: A história de Carl Brasher que veio de uma família humilde, mas que nunca desistiu de seus objetivos enfrentou com garra o racismo, foi o primeiro negro amputado a ser o mergulhador chefe na história da marinha dos Estados Unidos. (História Real).

Ø  A princesa e o sapo: Uma história de sonhos e muito trabalho, onde retrata que devemos arcar com as escolhas que decidimos “boas” ou “ruins”.
Ø  Uma mente brilhante: É uma história de um gênio da matemática, que aos 21 anos formulou um teorema que provou sua genialidade. (História Real).

Ø  Além da sala de aula: É a História de uma professora que supera seus medos e preconceitos. E faz a diferença na vida das crianças de rua que ela ensina numa sala de aula improvisada de um abrigo. (História Real). Minha filhinha adora e só tem 5 anos

Ø  Meu mestre, minha vida: Uma escola com sérios problemas de drogas e violência, um diretor com métodos pouco ortodoxos, resgatas os alunos até então desacreditados fazendo que sejam aprovados no exame final promovido pelo Governo Estadual.
Ø  Karate kid 4: Um menino estrangeiro que apaixona pela sua colega de classe, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o brigão da sala e prodígio do kung fu Cheng torne-se seu inimigo. O zelador do prédio um mestre do kung fu. À medida que Han ensina Dre que o kung fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida.

Ø  Menina de Ouro: Uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Ø  Mudança de hábito 2: Uma professora não muito tradicional que trabalha em uma escola de bairro que está quase fechando suas portas. Acaba sendo professora de terríveis adolescentes. Mas ela aceita o desafio e faz com os alunos desajustados e desafinadíssimos virem um coral capaz de ganhar um prêmio e salvar a escola.


  
Lista  jogos e brinquedos:

Ø  Autorama/ Pista;
Ø  Jogo futebol de botão;
Ø  Jogo de Fla-Flu;

Posso enviar outras sugestões!?

Lista de Cd’s

Ø  Cd de MPB (coletânia);
Ø  Cd Jovem guarda (coletânia);
Ø  Cd de Música clássica (coletânia);
Ø  Cd de Orquestra sinfônica (coletânia);
Ø   Cd Mozart (coletânia);
Ø  Cd Bach (coletânia);
Ø   Cd Chopin (coletânia);

Ø  Cd Anos 20 (coletânia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário